in Eventos, Social Media

Scott Stratten

⏏ Live Blogging – sem revisão

A sessão inicial da conferencia BlogWorld Expo começou com Scott Stratten /www.unmarketing.com (@unmarketing), autor do recente livro Unmarketing e do seu blog Unmarketing. Se por um lado, o conteúdo da sua apresentação não trás nada inovador, por outro a sua apaixonada abordagem merece a nossa atenção. Até porque em grande parte o mais obvio é quase sempre ignorado e nada melhor que nós trazerem novamente às bases.

As suas pausas, e algo que nunca vi, eram de propósito para que a audiência tivesse oportunidade de as transmitir através do twitter, as suas frases quase todas preparadas para se utilizarem neste meio de conversação – arriscava a dizer que em grande parte Stratten limitou-as a menos que 140 caracteres. Mais tarde ficamos a perceber porquê.

“You are killing your content!” é um desses exemplos tipicamente dramáticos mas com alguma substancia – é que poucos dão a devida atenção a quem acede cada vez mais via móvel. Não devemos, nem podemos, assumir que o facto o utilizador pode fazer zoom que está a facilitar a leitura do conteúdo.

“Kiss my ass!” exclama Stratten,  “I don’t want to zoom.”  E assim ficamos a saber o que Stratten não faz com o seu telemóvel.

A questão é na realidade, tão simples como, se o conteúdo não está preparado para ser lido pela tecnologia móvel, perde-se parte da audiência que assim não partilha. No que concerne à questão de velocidade, ou seja se o conteúdo leva demasiado tempo aparecer, poucos vão ter a paciência de esperar, quer pelo simples facto que o utilizador habitou-se à gratificação instantânea, quer pelo custo associado a uma maior utilização de dados. E os factos (Amazon & …) suportam esta questão.

Esta é uma daqueles alturas em nunca vamos saber – quais os clientes que deixam a marca de forma silenciosa e quais os utilizadores que simplesmente não voltam à página para ler conteúdo. Não? Verifique esta estatística – 150 milhões de utilizadores de Facebook acedem através de mobile – 30%.

A ideia de Unmarketing é semelhante a muitas outras, algo que Tom Peters utilizou durante anos tornando-se um “guru” de gestão, marketing, vendas, etc.

  • “Marketing is not a task.”
  • “Marketing is not a department.”
  • “Marketing is not a job.”
  • “Marketing happens everytime you engage (or not).”

E com isto, acabou por facilitar novamente a propagação das suas mensagens, e a divulgação do seu livro, marketing do marketing… É obvio que Stratten é um evangelista de social media.

“Every time you ask me what the ROI of twitter is, a kitten dies.” A sua irritação com a eterna questão de ROI, return on investment, é partilhada por muitos evangelistas de social media, uns por mera frustração com o ROI como barreira para a utilização de social media, outros, e diria a maioria, por ignorância e/ou falta de experiência em métricas. Mais um tweet preparado e transmitido pelo Stratten e difundido por muitos dos 1000 sentados na sala principal do Mandalay Convention Center.

Durante a apresentação, vai dando inúmeros exemplos onde todos nós somos, em parte, cúmplices nos erros contínuos online como por exemplo a utilização do icon de RSS (Real Simple Syndication) que assumimos como simples mas que os nossos utilizadores em grande parte não tem a mínima ideia do que se trata – mas colocamos em páginas principais. Não seria melhor uma explicação do mesmo?

Write a Comment

Comment