in Hoteleira, Smartphones, Tecnologia

Smartphone Hotel

Um dos “pain barriers” de ficar num hotel tem de ser a experiência obrigatória do check-in. O facto que já se pode, há algum tempo, fazer o check-out automático em grande parte dos hotéis de 5 estrelas, não sou certamente o único a pensar porque não podemos também fazer o check-in sem ter que fazer fila só para passarem novamente o cartão de crédito e receber um cartão para abrir a porta do quarto.

Esta experiência varia muito de hotel para hotel mas até hoje, só tive uma experiência positiva ao fazer o check-in. Mais, fico perplexo porque alguns hotéis com mais de 4,000 quartos conseguem registar o cliente em menos de 10 minutos em quanto outros com 150 quartos conseguem levar até 30 minutos.

Agora, o Clarion Hotel em Stockholm iniciou um programa piloto que permite aos seus clientes fazer o check-in e receber a sua “chave” para o quarto sem ter que lidar com um humano – tudo com um telemóvel equipado com NFC – near field communication.

Ao reservar o seu quarto, faz o download de toda a informação para o seu telemóvel permitindo assim o check-in bem como o check-out do seu quarto sem ter que alguma vez passar pela recepção.

Por agora, este programa piloto utiliza telemóveis da Samsung que são entregues ao cliente, provavelmente na recepção (é o início!) e depois devolvido à saída. Fico contente de não fazer parte deste programa, esperando assim pelo fim e implementação do mesmo até porque depois de 24 horas de voo, nada pior que ter que esperar para receber um cartão de plástico.

Como funciona na prática?

Fechos com RFID oferecem a clientes a possibilidade de fazer o check-in através de telemoveis com NFC (near field communication). Após o cliente efectuar a reserva, e antes de chegar ao hotel, irá assim receber um código de confirmação, número do quarto e a chave criptografada – tudo através de um SMS permitindo asssim contornar a necessidade de efectuar o check-in através da recepção.Utilizando o telemovel, poderá ter acesso directo ao quarto. Com um pouco de sorte, podem os hoteis utilizar a mesma tecnologia (já a tem) para saber se o quarto está ocupado não incomodando assim o cliente às 07.00 da manhã “só para ver se o quarto está ocupado”.

httpv://www.youtube.com/watch?v=pNSF1RxzJtg

 

Write a Comment

Comment