in iPad, Tecnologia

iPad On Steroids

Quando falo sobre o iPad, normalmente a primeira reacção é perguntarem logo “mas qual a utilidade do iPad?” Quando passo o iPad para a mão da pessoa, quase todos esquecem logo a dúvida que à pouco tinham. Mas o que os números nos mostram é algo que não deixa grandes dúvidas que estamos perante um produto altamente disruptivo.

Ainda existem muitos que duvidam do sucesso do iPad, mas se tivermos em conta as vendas do iPad, e compará-las com outros produtos que de igual forma foram altamente disruptivos após o seu lançamento, podemos assumir que o iPad poderá muito em breve tornar-se-á uma das principais categorias de produtos electrónicos. Colin McGranahan, analista com a Bernstein Research, explica que os consumidores estão a adoptar o iPad a uma velocidade superior a qualquer outro produto electrónico, incluindo o iPhone e o quase-ubíquo leitor de DVDs.

“O iPad não parecia estar destinado no inicio a estatuto de disruptor de mercados logo após o seu lançamento” explica McGranahan, quer pela sua abertura de um novo segmento, quer pela aparente falta de certas características tais como USB. Para todos os efeitos, o iPad já demonstrou um sucesso exponencial já mais visto.

Neste momento, a Apple vende aproximadamente 4.5 milhões de unidades por trimestre, superando o 1 milhão do iPhone após o seu lançamento e 350,000 de leitores de DVDs no mesmo período.

Se continuar assim, o iPad poder-se-á tornar num negócio de $ 9 biliões de USD por ano, ultrapassando consolas de jogos e telemóveis, ocupando assim a quarta maior categoria de produtos electrónicos para consumidores – logo atrás de televisões, smartphones e laptops.

Com estes resultados, não é de estranhar que empresas como a Samsung e a RIM, bem como inúmeras outras estão a lançar rapidamente para o mercado as suas versões do tablet. Por agora, iPad tem o first mover advantage mas mais interessante ė como a Apple, mesmo não sendo lide de mercado em nenhum dos segmentos em que opera, acaba por definir a direcção das mesmas.

As macros devem assim debruçar-se rapidamente sobre o tema iPad, preparando-se para o facto que cada vez mais, o destino da página web é cada vez menos utilizado, escolhendo o utilizador como alternativa, aparelhos móveis. O Sol já o fez e está de parabéns, mesmo que o seu timing e método tradicional de o comunicar seja suspeito.

E você, tem um iPad? Utiliza o para quê, como e quais as vantagens? Partilhe nos comentários.

Write a Comment

Comment