in Best Practices

Empresas Com Maior Etica 2011

Google poderá ter inventado o lema de “do no evil” mas o mesmo não foi suficiente para alterar a opinião da empresa que “identifica” as empresas mais éticas do mundo.

Este ano, a Ethisphere Institute nomeou a Microsoft para a sua lista das 110 empresas com mais ética do mundo, mas de forma ficou a Google. E a Apple. E o Facebook.

Mais de 3,000 empresas candidataram-se para serem incluídas na lista. A Ethisphere classifica-as através de factores tais como histórico de infracções regulamentares, práticas empresariais sustentáveis e nomeações de pares.

No inicio de 2000, a Microsoft iniciou um considerável esforço na sua cidadania corporativa (corporate citizenship) muito em resultado dos vários julgamentos de antitruste.

Nos anos que seguiram, a Microsoft doou milhões a organizações sem fins lucrativos, investiu em programas para desenvolvimento económico e apertou os seus processos internos de reportar. Parece ter sido o suficiente para pertencer à lista.

Qualquer empresa que tenha tido significativos problemas jurídicos nos últimos cinco anos está automaticamente excluída da lista, o que provavelmente explica a exclusão de Google dado a sua relação perturbado com a CE.

Outras empresas do sector tecnológico que fazem parte da lista, incluem a Adobe, Cisco, eBay, Salesforce e Symantec.

Interessante ver a Zappos que é uma das minhas empresas favoritas fazer parte desta lista, independentemente de ter sido comprada pela Amazon, que ficou de fora.

Investimento na ética paga dividendos. Basta comparar, no seguinte gráfico, o WME (World’s Most Ethical) Index (a lista) com o S&P (Standard & Poor) 500 para verificar a diferença entre ambos.

O Retorno Para Empresas Com Etica

Write a Comment

Comment