in Best Practices, Ferramentas

Monitorizar Social Media

Quanto mais empresas iniciam-se no mundo de social media, marketers necessitam de encontrar ferramentas para monitorizar. seguir e medira visibilidade e tendências no espaço ocupado pelo social media. Algumas destas ferramentas são gratuitas e sugerimos tirar partido das mesmas para analisar a sua presencia online.

1. Google Alerts

Google alerts são resultados de pesquisas no Google enviados por email, ou caso não queira, estão disponíveis como RSS feeds para utilizar num RSS reader.

  • Passo #1: No Google, coloque o que pretende pesquisar
  • Passo #2: Escolha o tipo de pesquisa que pretende; Notícias, livros, blogues, Web, vídeo, grupos, places, tempo real, discussões
  • Passo #3: Escolha a frequência com que quer receber as alertas (quando acontece, diário, semanal)
  • Passo #4: Escolha o tamanho do email (até 20 resultados ou até 50)
  • Passo #5: Escolha o método de envio: Email ou feed (RSS)
  • Passo #6: Subscrever

2. Technorati

Technorati foi em tempos o principal serviço de monitorização de blogues, sendo que ainda é relevante. Após o registo do seu blogues no Technorati, o serviço inicia segue todos os blogues que referenciam o(s) seu(s) artigo(s). Para receber alertas, basta pesquisa no Technorati pelo seu blogue e quando o encontrar, subscrever o RSS feed.

3. Addictomatic

Addictomatic permite a criação de uma página personalizada de monitorização que extrai conteúdo da Web incluindo, e não limitado a, Google, Yahoo!, Technorati, YouTube, Truveo, Flickr, Blinkx, Ice Rocket, Digg, Topix, Newsvine e Tweetscan. Addictomatic é muito fácil de utilizar.

  • Passo #1: Coloque a(s) palavra(s) chave para monitorizar
  • Passo #2: Altere as caixas – adicione ou retire os locais de onde quer extrair o conteúdo
  • Passo #3: Guarde como um bookmark e volte quando quiser para ver os resultados

4. Twazzup

Coloque uma palavra chave e Twazzup cria um dashboard para seguir essa palavra no Twitter. Os resultados são categorizados pela popularidade dos links, contribuidores, noticias, tag clouds e utilizadores, incluindo fotografias. Demonstra também quem disse o que, quantas vezes foi dito e a influência de quem o diz.

5. Social Mention

Social Mention permite-lhe escolher qual a plataforma onde quer efetuar a sua pesquisa. Pode escolher entre blogues, micro-blogues, imagens, eventos, notícias, vídeo, áudio, etc. Pode escolher uma categoria individual ou pesquisar em todas as categorias.

Social Mention inclui uma grande quantidade de estatísticas na pesquisa efectuada bem como os próprios resultados de pesquisa. Estas estatísticas incluem o sentimento (positivo, negativo e neutro), as top das palavras chave e principais utilizadores, rankings e fontes.

6. Workstreamer

Workstreamer é um serviço relativamente novo que permite-lhe, após registo no site, seguir empresas especificas. Após ter escolhido a empresa de interesse, Workstreamer extrai a informação da Web podendo-se integrar com o LinkedIn ou SalesForce. Algo bastante útil é o envio de um email de manha com a informação mais importante do dia anterior.

7. HootSuite

HootSuite é um app para monitorização de social media que funciona com Twitter, Facebook, LinkedIn, Foursquare, Myspace e WordPress. Assim pode facilmente seguir todas as suas contas incluindo @menções no Twitter. Pode também seguir palavras chave no Twitter. Pode criar um tab para cada pesquisa tal como o seu nome, nome de empresa e/ou seu blog para saber o que dizem de si, do seu produto e/ou empresa.

8. Klout

Klout avalia influência em tópicos nas diferentes plataformas de social media. Permite assim, verificar o impacto dos seus links, recomendações e opções numa variedade de plataformas SM. Klout recolhe dados sobre o conteúdo que cria, como as pessoas interagem com o seu conteúdo bem como o tamanho e composição da sua rede. A informação é depois apresentado de forma fácil a compreender a sua influência (de acordo com Klout) online.

9. Web2express Monitoring

Web2express Digest utiliza ferramentas de analise semântica e NLP (neuro-linguistic programming) para analisar milhões de conversas no Twitter e em blogues. O sistema auto-detecta tópicos em destaque (tendências) de novo conteúdo colocado online e permite-lhe visualizar conversas online em torno desses tópicos. Assim, consegue uma eficiente monitorização de produtos, marcas, empresas ou até a competição, em tempo real.

Não tendo o melhor design na visualização dos dados, a simplicidade acaba por tornar o serviço útil. Simplesmente tem que que se registar, colocar algumas palavras chave e voilá…

10. BoardTracker

Com BoardTracker, pode criar palavras chave para monitorizar, escolher as preferências e começar a receber os resultados por email. Permite-lhe efetuar pesquisas em tópicos bem como palavras chave que estão a ser discutidas em fóruns e discussion boards. Uma vantagem, é a possibilidade que tem em saber quem está a contribuir para cada tópico e o BoardTracker classifica os resultados por frequência.

Bónus: Monitter: é um serviço de analise em tempo real que permite-lhe monitorizar o Twitter através de três palavras chave mostrando-lhe o que é dito quando é dito.

Utiliza outros serviços? Deixe nos comentários a sua experiência com estes ou outros serviços.

Write a Comment

Comment

  1. Olá Nuno,

    Óptimo artigo. Muito obrigado pela compilação e pela partilha.

    Não há dúvida de que hoje em dia temos de estar muito atentos à forma como a nossa informação é partilhada e difundida.

    Um abraço,

    André Novais de Paula