in Estudos, Social Media

Search-vs-Social-Media

Search é a principal fonte de trafego externo para sites de conteúdo, ultrapassando largamente Social Media em mais que 300%. Outbrain, empresa que faz widgets para plataformas, disponibilizou o estudo Content Discovery and Engagement Report, Q1 2011 incluindo informação da sua experiência com clientes como a USA Today, Slate, Newsweek, entre outros.

Numa analise de trafego de 100 milhões de sessões no primeiro trimestre de 2011, Outbrain descobriu que search foi responsável por 41% de trafego externo, com outros sites de conteúdo a perfazerem 31%, portais 17% e o mais surpreendente, social media com somente 11%.

Outbrain Chart 1

(Outbrain categoriza Yahoo Search em search e Yahoo em si como portal. Outros portais incluem por exemplo a MSN)

Não é grande surpresa ver Google como a fonte primaria de referral traffic para sites da rede da Outbrain, direcionando quase nove vezes mais trafego que a média de outros referrers. Um dado que diz respeito ao Estados Unidos e com pouca influência para Portugal é que a AOL ultrapassou Yahoo e Facebook para ocupar o segundo lugar.

Outbrain Chart 2

A qualidade de trafego vindo de search também é registado no estudo, sendo que a interação registada pelos utilizadores criou a mais alta média de page views por sessão.

Outbrain Chart 3

Média de Page Views Por Sessão

De igual forma, a Outbrain também mediu a interação (engagement) dos utilizadores através de bounce rates e hyper engaged readership – utilizadores que veem mais que 5 páginas numa única sessão. Em ambos os casos, sites de conteúdo superaram todos os outros com os valores mais baixos para bounce rate e mais altos para interação sendo que trafego de search acabou em segundo lugar. Uma nota importante foi o registo do maior nível de bounce rates vindo de Social Media. As implicações são importantes de analisar dado a insistência das marcas focarem-se nas redes sociais (Facebook) e deixando SEM (search engine marketing) para trás.

Noticias e entretenimento perfazem mais que 50% dos sites de conteúdo que trabalham com a plataforma da Outbrain, sendo que os resultados acabam por ser influenciados pelo perfil de utilizador. Deve-se então interpretar os resultados com algum cuidado, contexto e relevância. Poderá ler mais e fazer o download do relatório online no blogue da Outbrain.

Write a Comment

Comment