in Marketing

Apple Store

Tem sido uma semana replete de especulação e rumores sobre o que vai acontecer este domingo em todas as lojas da Apple pelo mundo fora.

Os rumores centram-se em torno de uma possível festa de aniversário celebrando os 10 anos, um lançamento de um novo produto, introdução de tecnologia NFC (near field communication) nas suas lojas e uma renovação total das suas lojas.

De todos os rumores, só o ultimo parece-me verdadeiro. No que concerne a um possível aniversário, a Apple raramente celebra aniversários preferindo olhar para o futuro em vez de ficar preza no passado. Isso não implica que a sua presença online não referencie estes acontecimentos.

Um lançamento de um produto a poucas semanas antes da sua conferencia anual WWDC faz pouco sentido. Um lançamento a coincidir com um aniversário ainda menos provável é, até porque nunca o fizeram. Alias, todos os produtos da Apple foram atualizados recentemente não se prevendo nenhuma versão nova, seja ela qual for.

NFC nas lojas não me parece algo digno de uma celebração ou até interessante como rumor. Sendo que os pagamentos são efectuados nas lojas Apple com iPhones e o iPhone não tem ainda a tecnologia NFC, este rumor nem devia existir. Enfim. Se e quando a Apple implementar NFC no iPhone, ai sim podemos esperar ver NFC aplicado nas suas lojas mas nada disto merece mais que uma mera menção.

O que deixa o ultimo rumor repleto de secretismo para compensar a falta de substância. No sábado, das 18:00 às 06:00 da manhã, os vidros das lojas estarão cobertos (de secretismo?) para poderem fazer a remodelação de loja sem os curiosos olhares de quem possa estar a organizar uma jantarada ao are livre, analisando cada movimento no interior da loja. Depois das 06:00 às 10:00 no domingo, todas as equipas vão ter formação obrigatória – o ficheiro de conteúdo só será descarregado no próprio dia da formação… Faz lembrar a Phase 2.0 do Starbucks.

O mais caricato de esta ronda de rumores é que a “informação” é propagada pelos sites e por jornais online com base nas opiniões de uns poucos que acharam por bem especular sobre o que nos espera (ou não) no domingo. O problema é que tudo o que está a ser escrito faz com que pareça que existem inúmeras “fontes” fazendo com que a noticia tome proporções aparentemente globais quando na realidade não passa da “câmara de eco da internet” que ao repetir a mesma noticia muitas vezes a mesma assume-se como “verdade”.

Mas como faltam 3 dias, se calhar podíamos arrumar a bola de cristal e… esperar.

Write a Comment

Comment

Webmentions

  • “Smart Signs” Nas Lojas Da Apple |

    […] Apple Store 2.0, Rumores 2.0 ou Apple Marketing 2.0? […]