in Tecnologia

iCloud Keynote Steve Jobs

A Apple apresentou o iCloud, um conjunto de serviços cloud gratuitos que funcionam com as aplicações do iPhone, iPad, iPod Touch, Mac ou PC, e que permitem o armazenamento automático e de forma wireless de todos os conteúdos no sistema e o respectivo download para os dispositivos móveis. Quando alguma informação muda num dos equipamentos, todos os restantes dispositivos são actualizados, de forma wireless, quase imediatamente.

“Hoje em dia, é verdadeiramente aborrecido e muito frustrante manter toda a informação e conteúdos atualizados em todos os equipamentos que possuímos”, afirmou Steve Jobs, CEO da Apple. “O iCloud mantém a informação e conteúdos importantes actualizados em todos os seus equipamentos. Tudo isto acontece de forma automática e wireless. E como está integrado nas nossas aplicações, nem precisa de pensar nisso – simplesmente funciona”, acrescentou.

O serviço iCloud inclui os antigos serviços MobileMe – Contacts, Calendar e Mail – todos com uma nova arquitectura e reescritos para funcionar com o iCloud. Além disso, a App Store e a iBookstore descarregam agora aplicações iOS e livros para todos os equipamentos (e não apenas para o equipamento onde foram adquiridos). Adicionalmente, a App Store e a iBookstore permitem agora ver o histórico de compras e, ao tocar no ícone iCloud, será descarregada qualquer aplicação ou livro para qualquer equipamento iOS (até 10) sem custo adicional.

Por sua vez, o iCloud Backup faz diariamente o backup automático dos equipamentos iOS para o iCloud via Wi-Fi quando se está a carregar o iPhone, iPad ou iPod Touch. O conteúdo dos backups inclui músicas, aplicações e livros, fotos e vídeos, definições do equipamento e dados sobre as aplicações. Se mudar de equipamento iOS, basta introduzir a Apple ID e password durante o setup e o iCloud fica pronto a usar no novo equipamento.

O iCloud Storage armazena todos os documentos criados com as APIs iCloud Storage e faz a sincronização automática com todos os equipamentos. Os utilizadores têm até 5GB de espaço gratuito para guardar e-mails, documentos e backups – e o armazenamento de música, aplicações e livros comprados à Apple, tal como o armazenamento necessário para o Photo Stream, não conta para ocupar estes 5GB. Por seu turno, o iTunes in the Cloud permite fazer o download da música comprada anteriormente no iTunes para todos os equipamentos iOS sem custo adicional e as novas compras de música podem ser descarregadas automaticamente para todos os equipamentos.

De acordo com comunicado da empresa, a Apple está pronta para alavancar o iCloud nos seus três data centers (onde já se inclui o recentemente finalizado data center de Maiden, onde a empresa investiu mais de 500 milhões de dólares).

A beta do iCloud e Cloud Storage APIs estão disponíveis de imediato para os membros do iOS e do Mac Developer Program em developer.apple.com. O iCloud estará disponível no Outono, ao mesmo tempo que o iOS 5. Os utilizadores podem fazer a inscrição gratuita para o iCloud num iPhone, iPad ou iPod touch a correr o iOS 5 ou num Mac a correr o Mac OS X Lion com uma Apple ID válida.

httpv://www.youtube.com/watch?v=vXTXmq5z2tM

Write a Comment

Comment