in Mobile, Tablets

Dell Tab Secret

Afinal era previsível. Ninguém consegue chegar, nem perto nem longe, ao sucesso do iPad. E a razão pode até ser mais simples que imaginam.

O iPad foi lançado e durante um ano esteve completamente sozinho no mercado criando assim, na mente do consumidor, a imagem do que um tablet deverá ser.

O problema e que em vez de inovar, a concorrência tentou pegar nos “pontos fracos” do iPad demonstrando um total desconhecimento do que tornava este produto um total sucesso de vendas – e não era aparentemente, a falta de câmaras, USB port ou cartão de memoria.

Entre a arrogância da RIM com o seu falhado Playbook ou a ingenuidade da Samsung com o seu clone Galaxy, ninguém percebeu que a única forma de concorrer com a Apple seria de inovar e não copiar.

Ao contrario de outros, a Dell por menos demonstra a sua capacidade de interpretar o mercado e inovar, mesmo que o resultado não seja o desejado, está implícito que reconhecem a importância de inovação.

Dell pegou assim num possível ponto fraco do iPad – digo possível pois só depois de ser lançado e que vamos verificar o mesmo. O ponto fraco: teclado.

Nas fotografias expostas no site Engadget, pode-se ver o teclado integrado no seu tablet de 7 polegadas. Devemos saborear este breve momento de coragem de inovação e diferenciação. Mas será breve, pois parece que estamos a visitar o passado.

Dell Tab Secret

Este design é demasiado perto da tablet da Microsoft e Intel, lançada em 2006 com o nome “Project Origami”. O fim dessa história já o sabemos e podemos assumir que está não vai ser muito diferente.

Dell Tablet Secret

A única consideração que  pode entregar à Dell um sucesso  neste iMarket é o facto que  tablets presentemente têm pouco a ver com as de 2006 – velocidade, peso, sistemas de operação e o mais importante para o mercado da Dell, preço.

Pouco se sabe deste tablet, dado que a Engadget consegui estas fotografias sem o consentimento da Dell (ou não). Na realidade, nada melhor que testar o sentimento do publico e imprensa, salvaguardando a hipótese de negar por completo a existência de tal tablet caso as reações sejam deveras negativas.

Continuamos acreditar que a grande vantagem da Apple é o tempo que dedica aos seus produtos, a simplicidade da utilização, o seu ecossistema fechado, sincronização dos mesmos, o design e claro – o marketing. E agora vem ai iCloud.

Write a Comment

Comment