in Social Media

Obama 2012

Obama nas redes sociais não é novidade nem para o povo Americano nem para o restante mundo, mesmo que não o sigam com a mesma intensidade ou interesse. Obama online oficialmente entrou em modo de campanha, nomeadamente o seu site, página no Facebook e conta no Twitter @BarackObama.

Ambas as suas páginas incluem agora o logótipo da sua campanha de 2012 e ontem à noite, o Presidente anunciou via Twitter que a sua equipa iria agora estar a gerir as suas contas com atualizações diárias durante o período de campanha.

Obama irá ocasionalmente colocar as suas próprias mensagens.

“Tweets do Presidente serão assinaladas com – BO,” escreveu o Presidente na sua conta.

Até há pouco tempo, a sua equipa é que geria exclusivamente a sua presença online por ele.  O raciocínio é explicado através de um post no BarackObama.com:

“As the President said when he launched this campaign a few months ago, he’s focused on doing the job we elected him to do — so he’s counting on all of us to lead this organization from the grassroots up, helping to shape it as it grows. One way we’re putting that idea into practice is by taking the reins of these Facebook and Twitter accounts. This change will give us new opportunities to make the most of these channels, using them not only to report what the President is doing every day but to connect to the millions of supporters who will be driving this campaign.”

Obama tem mais de 8.6 milhões de seguidores no Twitter e mais de 21.6 milhões de fãs no Facebook. Dos outros possíveis candidatos, Sarah Palin da Alasca, é a que tem a maior presença em sites de social media – 565,000 seguidores no Twitter e 3.1 milhões de fãs no Facebook.

Se em 2008 a campanha centrou-se maioritariamente em torno de Facebook, 2012 vai utilizar Twitter como ponto principal para conseguir atingir o máximo numero de pessoas com a maior brevidade possível. O crescimento de Twitter nestes últimos quatros anos marcou a diferença em estratégia. Mas o facto que outros candidatos tem começado a utilizar Twitter para atacarem diretamente ou indiretamente o Presidente, faz sentido de igual forma responder e marcar presença no mesmo local.

O facto que Obama vai estar a enviar Tweets pessoalmente aumenta consideravelmente o valor do seu stream.

Imagem: CS Monitor

Write a Comment

Comment