in Mobile

RIM Em Decrescimo

O ano de 2011 não poderia ter começado pior para RIM. Com o seu duo de CEOs a criarem o indesejado cenário quase cómico em torno das suas agora celebres frases, esperava-se ao menos que as coisas não piorassem – pelo menos a RIM não era nenhuma anedota – as expectativas da sua tablet, sistema novo operativo e modelos novos de telemóveis, eram altas.

Mas nada disso. Os resultados tem ido de mau para pior e a bolsa reagiu. As ações da RIM tem levado uma verdadeira paulada descendo 20% na ultima sexta-feira e 6% ontem, aniquilando quase $4 biliões de USD do valor da RIM.

RIM Decrescimo

Primeiro as mas noticias – só foram distribuídos 500,000 unidades da tablet Playbook com os 13.2 milhões de Blackberrys. Com isto, a RIM foi forçada a anunciar cortes no numero de empregados. Mesmo que esta decisão tenha sido necessária para sossegar investidores e demonstrar preocupação em não diminuir demasiado a margem, fica sempre a ideia que o fim está perto – por menos em comparação com o crescimento da Apple e em sintonia com o decréscimo acentuado da Nokia.

Mas o facto que foram distribuídos e não vendidos diz muito sobre o futuro da Playbook – afasta-se cada vez mais do líder enquanto demonstra não estar nem preparada nem ao nível necessário para competir neste segmento em crescimento acentuado.

O ecossistema que necessita de existir em torno de cada marca também é uma constante preocupação dado ser necessário a existência de massa critica (vendas), condições para desenvolver programas e acessórios e confiança num futuro sustentável.

Jim Balsillie, Co-CEO da Research In Motion (RIM), comentou:

“Fiscal 2012 has gotten off to a challenging start. The slowdown we saw in the first quarter is continuing into Q2, and delays in new product introductions into the very late part of August is leading to a lower than expected outlook in the second quarter.”

“RIM’s business is profitable and remains solid overall with growing market share in numerous markets around the world and a strong balance sheet with almost $3 Billion in cash. We believe that with the new products scheduled for launch in the next few months and realigning our cost structure, RIM will see strong profit growth in the latter part of fiscal 2012.”

Write a Comment

Comment