in Inovação

Alarm Clock

Mesmo que este protótipo nunca venha a ser vendido, o conceito é genial. Para aqueles que tem sérios problemas em acordar e consequentemente chegam a reuniões sempre tarde (e não, o transito não é uma desculpa valida), nada melhor para ver o tempo que queimam enquanto ficam “só mais 15 minutos” 10 vezes.

Alarm Clock

Não se esqueçam que existem outras implicações caso decida ficar na cama a ver o seu dinheiro a desaparecer, é ilegal destruir dinheiro.

Outros factos interessantes sobre dinheiro:

É legal a afixação de cartazes com avisos do tipo: “Não se aceitam pagamentos com notas de 100 euros ou superiores”?

Não. De acordo com o princípio da boa fé integrado pela garantia pública de genuinidade das notas com curso legal, o comerciante tem o dever de aceitar qualquer tipo de nota, não podendo recusá-la com base numa suspeita de falsificação não fundada.

Pode fazer-se um pagamento de 1000 euros com moedas de 2 euros?

Do ponto de vista legal, o aceitante pode recusar, pois só está obrigado a receber, num único pagamento, 50 unidades de moedas metálicas correntes. Ou seja: o aceitante só é obrigado a receber 50 moedas de, por exemplo, 2 euros (perfazendo 100 euros), podendo recusar-se a receber, em moedas metálicas correntes, os restantes 900 euros.

E para aqueles a tentarem legalizar-se:

Uma nota contrafeita pode ser trocada por uma nota genuína?

Não. Receber uma nota contrafeita como se de uma nota autêntica se tratasse, significa perder o seu valor. Esta situação mostra, só por si, a importância de saber reconhecer a autenticidade das notas logo no momento da sua recepção.

Não deve, em nenhuma circunstância, tentar passar a terceiros uma nota cuja autenticidade esteja em causa, pois passar dinheiro falso é crime. Nessa situação deverá dirigir-se à Polícia Judiciária e relatar as circunstâncias em que a nota contrafeita lhe foi entregue. Tal procedimento contribuirá para reforçar a confiança e a segurança da população na utilização do numerário.

Write a Comment

Comment

Webmentions

  • App Castiga Aqueles Que Querem Só Mais 15 Minutos Na Cama |

    […] parece um app cómico.Já em Junho tínhamos reportado sobre um conceito de despertador que destrói dinheiro enquanto não acorda.Em Tofugu#dd_ajax_float{background:none repeat scroll 0 0 #edeff4;border:0px […]