in StartUps

Este artigo é o primeiro na série de StartUps sobre os melhores conceitos no mercado nacional e internacional. Inovação tem um papel fulcral na nossa economia e através destes serviços e/ou produtos, a nossa vida tornar-se-á mais completa.

Getaround é para todos efeitos um serviço online de rentacar  mas com uma diferença. È que em vez de existir uma relação comercial entre empresa e cliente, o serviço foi desenvolvido com um modelo  de negócios peer to peer.

Através do seu site, getaround.com, qualquer pessoa que quer alugar o seu carro à hora, ao dia ou à semana, pode-se ligar com outros condutores que procuram um veiculo para uma curta duração.

Getaround é uma da mais recentes empresas adaptar a tendência de “consumo colaborativo” – a utilização ou partilha de serviços ou produtos, permitindo às pessoas fazerem dinheiro com os seus bens, por menos com aqueles que não utiliza com tanta regularidade.

Este startup, ainda em modo beta, só está disponível em São Francisco mas prepara-se para expandir para outras cidades.

Getaround

Existem uma série de automóveis no site Getaround, das mais diversas marcas e modelos, que custam $8 USD por hora em media para alugar sendo que no caso de um Tesla, dado o seu valor, o aluguer pode ficar em $50 USD à hora. Mas o interessante, comparativamente com os rentacars, é o facto de existirem veículos a $3 USD à hora.

Proprietários dos automóveis registam-se criando um perfil para o seu veiculo, incluindo o ano de fabrico, marca, modelo, quilómetros, matricula, extras bem como fotografias do mesmo. Pode também especificar que tipo de pessoa procura à quem alugar o veiculo. O serviço permite ainda que cada interveniente seja classificado pelo outro para que a própria comunidade controle a qualidade do serviço diminuindo experiências negativas quer para o proprietário, quer para quem aluga.

Getaround fornece um kit para instalar em cada carro que permite a quem aluga, ter acesso ao veiculo através do seu smartphone. Os proprietários ficam com 60% da receita e quem utiliza o veiculo paga o consumo – gasolina ou gasóleo.

Para alugar o veiculo, o condutor deverá ter uma carta de condução válida bem como uma conta no Facebook para se registar online. Os proprietários dos veículos são responsáveis para ter o seguro mas Getaround automaticamente assegura quem aluga com um seguro de 1 milhão de USD por cada aluguer.

O raciocínio é simples – todos tem a ganhar. Getaround calcula que quem aluga o seu carro quatro horas por semana, poderá ganhar $900 USD por ano enquanto quem aluga escusa de ter de lidar com rentacars, as suas condições, as burocracias bem como as franquias – o aluguer é especialmente vantajoso para quem só utiliza o seu carro de manha e à tarde (mães que deixam e recolhem os seus filhos da escola) ou para aqueles que só utilizam o carro ao fim de semana.

A vantagem é de poder encontrar o carro mais perto de si, esteja em casa, no trabalho ou a caminho de algum sitio especifico, podendo recolher o carro sem ter que procurar ou esperar pela pessoa que tem a chave – basta utilizar o seu smartphone. A facilidade com que se regista, também é benéfico – Getaround assegura que utilizadores do seu site podem começar logo a utilizar o sistema imediatamente após o seu registo.

Eu sei o que está a pensar…

[youtube width=”602″ height=”350″ video_id=”Q_otI-J3XY8″]

Write a Comment

Comment