in Social Media

Google Analytics Benchmark

Conforme um email recente da Google intitulado “Analytics Benchmarki​ng Newsletter”, visitas a websites estão em termos gerais a decrescer. Comparado com o ano passado, websites tem tido menos page views, um menor tempo nos sites bem como uma redução no bounce rate.

GoogleAnalytics

Sendo que esta informação é compilada através de sites que utilizam Google Analytics e que optaram por partilhar de forma anónima os seus resultados. Para mim, estes números até fazem sentido dado que existem varias razões pelo qual o website como destino final está em declínio:

  1. Com a utilização de widgets, existe muito conteúdo que é visionado noutros locais;
  2. A utilização de RSS readers e/ou a subscrição de newsletters, faz como que em muitos casos não tenha que visitar o site para ler o seu conteúdo;
  3. Sendo que estes dados não incluem Facebook por exemplo, e como cada vez mais as marcas e pessoas estão a centralizar o seu conteúdo no Facebook, o conteúdo acaba por ser consumido mas não no destino de origem

Seja como for, não podemos esquecer que todas as ferramentas que utilizamos deverão sempre ter o objectivo de levar o utilizador aos nossos próprios domínios. Não podemos acreditar nem fiar em plataformas de terceiros bem como, ao existir uma crise online em torno da nossa marca, só no nosso domínio é que vamos poder ter o nosso lado representado.

Não quero dizer com isto que não se utilize Facebook, Twitter, Linked In, YouTube etc., mas devemos sempre utilizar o nosso próprio domínio como ponto central mesmo que só sirva como agregador de todos estes serviços.

Poderá ver o newsletter na sua totalidade aqui.

Write a Comment

Comment