in Tecnologia

Problemas Com 3D

Foi ontem publicado no Journal of Vision um artigo que refere as complicações associadas ao 3D, implicitamente avisando a quem pretende visionar conteúdo em 3D no computador ou no telemóvel.

O estudo intitulado “The Zone of Comfort: Predicting Visual Discomfort with Stereo Displays” pelo autor Martin S. Banks (professor de Optometria), revela que visionar conteúdo em 3D estéreo, magoa os olhos e o cérebro. O temo científico é “vergence-accomodation”, ou seja, o olho humano tem de se ajustar constantemente à distancia bem como ao ecrã físico bem como ao conteúdo em 3D.

O resultado é um desconforto na visão, cansaço e dores de cabeça – algo que já tinha reportado aqui e aqui.

No seu artigo, Banks refere que:

“When watching stereo 3D displays, the eyes must focus — that is, accommodate — to the distance of the screen because that’s where the light comes from. At the same time, the eyes must converge to the distance of the stereo content, which may be in front of or behind the screen.”

Como a pesquisa vem sempre depois da introdução da tecnologia, estamos todos a server de cobaias. Por isso quando comprar um LCD, monitor ou qualquer outro aparelho para visionar 3D, não se esqueça de pedir um desconto para pagar os comprimidos para a dor de cabeça e para comprar um par de óculos novos.

Write a Comment

Comment