in Tecnologia

Groupon Deal Or No Deal

Muito se tem ouvido falar sobre a empresa dos descontos Groupon. Todo o hype começou com a possível compra por Google, a confirmação e depois a negação. Mas o resultado foi incrível. Se Google oferecia $6 biliões de USD, o futuro da Groupon estaria garantida? Nem por isso.

Referi aqui que não acreditava no modelo de negócios e subsequentemente no futuro da Groupon. A verdade é que esta semana a SEC (Securities & Exchange Comission) decidiu investigar o verdadeiro valor da Groupon antes do seu IPO. Estará a Groupon a enganar possíveis investidores?

A forma como as empresas de tech tem se auto avaliado no passado é pura ficção científica. Para transparecer um futuro financeiro promissor, métricas foram inventadas que incluem “eyeballs” (numero de olhos), “click-throughs” e “mindshare”. Mas a Groupon foi mais longe, muito mais longe. Apresentamos então a ACSOI – “Adjusted Consolidated Segment Operating Income” – huh?

Traduzido, ACSOI é a melhor forma de analisar uma empresa ignorando tudo que faz a mesma parecer má. Mas Rocky Agrawal (nome verdadeiro), analista com a ReDesign Mobile explica que utilizando métodos de contabilidade convencionais, a Groupon perdeu $98 milhões de USD no seu primeiro trimestre de 2011. Mas utilizando o seu ACSOI, a empresa teve $82 milhões de USD em lucro – pena não pagar impostos sobre esse valor. É importante perceber esta “pequena” nuance dado que investidores e os media tem que perceber o estado financeiro da Groupon antes do seu IPO, dado que (os media) se espera  que a empresa passe a ter um valor de $20 biliões de USD.

Tomio Geron, da Forbes, explica que Groupon está a subtrair marketing das suas receitas, algo impossível de justificar dado que, para todo os efeitos, Groupon é uma empresa de marketing – descontos. O raciocínio é aparentemente que o marketing é um custo único.

Dificilmente a SEC poderá deixar isto passar. Existe uma grande diferença entre realçar e inventar. Neste caso, a Groupon acredita estar a realçar algo que na realidade inventou. A proporção de pessoas que compram um produto desce após o inicial interesse garantindo à Groupon um custo igual ou superior de marketing no futuro. Veremos a (ir)racionalidade de investidores quando o seu IPO chegar.

Estará de pernas para o ar?

Groupon Resultados

Write a Comment

Comment