in Tecnologia

Numeros E Mentiras

O site Techcrunch escreveu a semana passada que independentemente das vendas de Android serem superiores às de iOS, um pequeno (grande) pormenor parecia passar despercebido – entre 30 e 40% de telefones com Android são devolvidos comparado com 1.7% de iPhone 4 (após o problema com Antena) – Ouch.

Mas esperem… 30 a 40% de “alguns” telemóveis com Android estão a ser devolvidos? E as marcas continuam a faze-los? E desde quando é que se utiliza uma percentagem de alguns – o que é 40% de alguns?

A parte mais fascinante quando se lê este tipo de argumento é depois observar os comentários que advém dos dois cantos – Android fans e Apple fanboys. Assim sendo, não percam muito tempo com este artigo da Techcrunch livre de qualquer fato ou substância e passem logo para a área de comentários para assistirem à verdadeira batalha dos sistemas operativos – na praça publica.

Confesso que como empreendedor, os números que me fascinam mais presentemente são margem, resultados e CASH – ou seja dinheiro na conta. Isto para dizer que muitas as vezes, especialmente em PMEs, gestores concentram-se na faturação e em quota de mercado, tudo isto sem perceberem que as margens vem da faturação e custos.

Se a Apple nos ensinou alguma coisa, é que mais importante que quota de mercado e vasto portfólio de serviços e/ou produtos é o resultado final – quando a Apple tem mais Cash que o governo Americano, algo estão a fazer bem, muito bem.

Disclaimer: tenho um iPhone, iPad e MacBookPro. iPad dispensava, iPhone é indispensável e o MacBook Pro retirou todas as dores de cabeça que tinha com o meu PC. Os 3 funcionam perfeitamente sincronizados. Tenho a certeza que existem alternativas mas estou satisfeito. Quando não estiver, mudo – é afinal a vantagem de ser consumidor.

Write a Comment

Comment