in Facebook

Amigos Dos Fãs No Facebook

Para quem inicia-se em social media, quantidade parece ser quase uma doença. Obcecados por numero de followers no Twitter, likes no Facebook e contactos no LinkedIn, marcas acabam sempre por se esquecerem o mais importante – e o que fazer com esta malta? Mas alem dos fãs, e para quem está focada em números, existe sempre a possibilidade de ir mais longe – amigos dos fãs.

ComScore recentemente lançou um white paper e um serviço intitulado “Social Essentials”, em que desmistifica a questão dos fãs no Facebook. A sua conclusão é simples – esqueça os fãs e concentre-se nos amigos dos seus fãs.

O serviço “Social Essentials” oferece nova informação sobre a influências das marcas através de social media incluindo comportamento do consumidor na sua utilização de cartões de crédito, possibilitando a ligação de padrões de navegação na Web com o processo de decisão na compra de um produto e/ou serviço.

O interessante é a possibilidade que a marca tem em interagir com os seus fãs mas de forma a criar algo contagioso que utilize as ligações de amizade para chegar aos amigos dos fãs.

Os dados foram recolhidos através de um inquérito massivo de voluntários registados no Facebook cuja sua privacidade era mínima. Um dos dados principais: Somente 16% das mensagens das marcas, no período de uma semana, chegam aos utilizadores – isto em grande parte tem a ver com o newsfeed de Facebook que normalmente só mostra posts com alguma popularidade e poucos fãs deslocam-se à página da marca.

A solução é de chegar aos amigos através de mensagens que têm a possibilidade de partilha (sharability), serem votadas, necessitam de checkin (sistemas de localização) e ou outro tipo de interatividade.

“Friends of fans represent about the most untapped potential in Facebook marketing,” explica Graham Mudd, VP de Marketing Solutions da ComScore.

O estudo da ComScore encontrou um acentuado nível de similaridade entre os gostos dos amigos dos fãs, resultado esse que implica um universo muito maior se as marcas conseguirem ir ao encontro dos amigos dos seus fãs. Na realidade, muitos já utilizavam esta forma de interagir até porque em alguns casos, o sucesso está devidamente documentado onde bloggers influentes conseguem passar o Goodwill para quem os segue.

Assume-se assim que ao clicar “Like”, seguidores dos que mostram gostar da marca, vão estar expostos a ela, abertos para que caso a marca consiga passar a informação através dos seus fás, o resultado seja mais abrangente.

O serviço da Comscore vai no futuro permitir que se siga os tipos de produtos comprados, o que fizeram antes e depois da compra bem como que tipo de pagamento utilizara, facilitando a analise e subsequentes ações que poderão levar a um mais eficaz marketing.

Write a Comment

Comment