Se Perder Uma Criança, Existe Também Um App

-

Child ID FBI

Para pais, não existe maior medo que perder um filho ou uma filha. É algo que nos persegue constantemente. Depois do muito noticiado aparente rapto da pequena Maddie, falou-se muito no assunto, mas praticas concretas para lidar com este problema continuam inexistentes.

A Associação Portuguesa de Crianças Desaparecidas registou nos primeiros quatro meses deste ano um total de 766 desaparecimentos de jovens com idades entre os 12 e os 18 anos.

Em 2010, a APCD, que presta apoio psicológico e jurídico às famílias de desaparecidos, somou 1.972 participações de jovens desaparecidos entre os 12 e 18 anos, enquanto o número de crianças até 12 anos sem paradeiro fixou-se em 115.

Nos Estados Unidos, as entidades policiais tem desenvolvido projetos como o Amber Alert (America’s Missing: Broadcasting Emergency Response) que transmite informação sobre a criança que se procura, incluindo o nome, fotografia e qualquer outra informação que possa vir a facilitar um desfecho positivo. Esta informação é difundida através de estações de rádio, televisão e cabo. Existe também a possibilidade do cidadão comum subscrever para receber alertas por SMS.

A FBI lançou o primeiro Child ID app que pode ser descarregado para o seu smartphone gratuitamente. Este app permite aos pais uma linha direta para as autoridades locais e a ferramenta para lhes fornecer as necessárias informações: nome, idade, ultima localização e uma fotografia recente. Para questões de privacidade, esta informação não é disponibilizada a ninguém, incluindo as autoridades, até ser necessário.

Incluído no app existem dicas para assegurar a segurança de crianças bem como o que fazer no caso de uma criança desaparecer – o que ao parece, acontece cada 40 segundos nos Estados Unidos.

Por enquanto fica aqui a informação relevante para que no caso de perder uma criança, o que fazer. A 25 de Maio de 2009, o IAC lançou em parceria com outros nove países europeus, a campanha de divulgação do número único 116 000. Os países envolvidos incluem Portugal, Bélgica, Eslováquia, França, Grécia, Holanda, Hungria, Itália, Polónia, Roménia.

Para mais informações recomendamos ler este artigo. E já agora, tire 2 minutos do seu dia para registar já o numero no seu telemóvel – SOS Criança 116 000.

Avatar of Nuno Machado Lopes

Serial Entrepreneur, fundador do TudoMudou.com, Docente e orador em Social Media. Investe de igual forma em projetos com base na excelência do serviço, tal como o Silk Club. Procura novos desafios.

Leave a Reply