Impacto Das Redes Sociais Nos Adolescentes (estudo)

-

Adolescentes Nas Redes Sociais

Social media apresenta riscos bem como benefícios para os adolescentes, mas para os pais que tentam monitorizar os seus filhos online, sem que eles se apercebam, estão a perder o seu tempo.

Durante a 119th Annual Convention of the American Psychological Association, Larry D. Rosen, professor de psicologia na Universidade de Califórnia, apresentou “Poke Me: How Social Networks Can Both Help and Harm Our Kids”.

Ninguém duvida que Facebook alterou a forma como as pessoas interagem socialmente, especialmente no que concerne ao relacionamento entre adolescentes – agora já começam a existir estudos psicológicos demonstrando quer os aspectos positivos quer os negativos associados à utilização das redes sociais.

Os contras:

  • Adolescentes que utilizam Facebook com maior frequência demonstram mais tendências narcisistas
  • Adolescentes que tem uma forte presença no Facebook demonstram outras tendências tais como comportamento antissocial e sinais de agressividade.
  • Uma excessiva utilização de tecnologia e media tem um efeito negativo na saúde dos adolescentes tornando-os mais propensos à ansiedade, depressão bem como outros distúrbios psicológicos, tornando-os mais suscetíveis a futuros problemas de saúde.
  • A utilização de Facebook é uma distração podendo afectar o processo natural de aprendizagem. Estudos revelaram que alunos do ensino secundário e do liceu, que visitaram o Facebook  por menos uma vez num período de estudo de 15 minutos, tiveram notas mais baixas

A favor:

  • Adolescentes que passam mais tempo no Facebook melhoram a sua capacidade de “empatia virtual” comparado com outros utilizadores
  • As redes sociais ajudam adolescentes introvertidos aprender como serem mais sociais através da “segurança” dos ecrãs, incluindo smartphones, tablets e computadores
  • As redes sociais podem ser utilizadas de forma positiva para melhorar a forma como adolescentes aprendem aquando a utilização de ferramentas como e-learning

Rosen avisa aos pais que acham que conseguem monitorizar a utilização de Facebook ou outras redes online sendo que qualquer bloqueio ou sistema de monitorização é facilmente evitado pelos adolescentes. Resta somente acompanha-los desde o inicio para que aprendam a utilizar as ferramentas da melhor forma estando cientes dos perigos da partilha de informação bem como de algumas pessoas que alteram os seus perfiles com informação enganosa.

Como tudo na vida, é fundamental encontrar um meio termo e este é o desafio para os pais perante a constante evolução de tecnologia bem como os diferentes aparelhos que vão surgindo, capazes de navegar a Internet.

Avatar of Nuno Machado Lopes

Serial Entrepreneur, fundador do TudoMudou.com, Docente e orador em Social Media. Investe de igual forma em projetos com base na excelência do serviço, tal como o Silk Club. Procura novos desafios.

Leave a Reply