in Tablets

Amazon Kindle Tablet

Em antecipação do lançamento do novo tablet da Amazon, muitos têm referido que o mesmo será finalmente o verdadeiro concorrente ao iPad. Mas enganam-se, como o fizeram com o Xoom, PlayBook, Galaxy, Iconia, HTC Flyer e todos os outros tablets com Android que pouco se distinguem um do outro, quer em preço, quer em funcionalidades.

O tablet da Amazon não vai concorrer com o iPad pois com um preço (ainda por confirmar) de $250 USD, Amazon acaba por ter mais em comum com a Apple que muitos poderão imaginar. Enquanto a Apple criou o seu segmento e domina-o, Amazon vai de igual forma criar o seu – e vai também domina-lo.

Recentemente, MG Siegler anunciou ter estado com o novo tablet da Amazon na mão mas por razões de confidencialidade, não podia publicar imagens. Vamos assumir que Sieglar não quer perder toda a sua credibilidade e que de facto é verdade o que diz.

Siegler passou uma hora com a equipa responsável por verificar e testar o design do aparelho – uma versão praticamente concluída. A sua opinião é que o tablet de 7 polegadas, intitulado Amazon Kindle, é muito parecido com o Blackberry Playbook no seu exterior. Mas o sistema operativo, com base numa versão anterior de Android, foi optimizado para a experiência Amazon, ou seja, para facilitar a venda de tudo online na Amazon.com.

O (possível) preço do Amazon Kindle será metade do preço do iPad o que para todos efeitos enquadra-se no segmento inferior ao do iPad – um segmento que pouco interessa à Apple que tem sempre lutado pelo seu segmento premium – margins stupid. Quem comprar um Amazon Kindle não quer certamente (ou não tem budget) nem um iPad nem as suas inúmeras imitações.

Enquanto esperamos pelo lançamento do Amazon Kindle, a Amazon começa a introduzir o seu novo redesign cuja simplicidade parece satisfazer a optimização num formato de tablet. A aparente falta de algumas funcionalidades e hardware – câmara e email – mais reforça a tese que a Amazon Kindle não pretende concorrer com o iPad, escolhendo consumo em vez de criação.

O Amazon Kindle será assim, claramente, para aqueles que consomem áudio, vídeo, livros e todos os outros produtos à venda na Amazon – tudo através de um ecrã, algo que já o faziam mas sem a mobilidade. Agora podem-no fazer ainda com a simplicidade do 1-click-buy. Compre antes de pensar…

Write a Comment

Comment