Google – O Novo Teenager Da Web – 13 Anos De Inovação

-

Google 13º Aniversário

A gigante de search celebra hoje o seu 13º aniversário e para os esquecidos, o seu doodle do dia relembra-nos. Se há uma coisa em que a tecnologia nos veio ajudar, foi em relembrar-nos de datas importantes – aniversários.

O doodle representa a ideia que Google faz parte de todas as nossas vidas, na segurança das nossas humildes casas e numa altura em que estão na mira daqueles que se cansaram de perseguir a Microsoft e passaram para o próximo alvo, Google transmite uma sensação de homeliness.

Larry Page e Sergey Brin criaram o seu primeiro motor de busca em 1996 enquanto estudavam na universidade de Stanford, mas só em 1998 formaram a empresa Google, formalizando assim o seu trabalho – nasceu Google.

Celebrar aniversários de empresas ou marcas é sempre algo pouco científico. Se por um lado a empresa foi criada a 4 de Setembro 1998, o domínio Google.com só foi registado a 15 de Setembro e este ano o aniversário aparece dia 27 de Setembro. Todos ficam um pouco confusos – Mashable congratulou Google no dia 4 e novamente hoje. Na realidade a data exata do seu aniversário tem mudado  – a explicação oficial: O aniversário é celebrado “dependendo na altura em que nos apetece comer bolo” – ainda bem que não são gulosos.

De facto existem poucas empresas que tenham entrado na nossa vida da forma como Google o fez. Pesquisamos com Google, procuramos trajetos com Google Maps, visitamos virtualmente o mundo inteiro com Googe Earth, partilhamos documentos com Google Docs, comunicamos através de Gmail, falamos ao telefone com o sistema operativo Android, encontramos qualquer vídeo online com YouTube (comprado e não desenvolvido de raiz), clicamos em publicidade enquanto outros compram os anúncios, navegamos a Internet de forma mais rápida com Chrome, alguns vivem na rede social Orkut e o descontentamento de muitos (relativo) com Facebook levou-os a utilizar Google Plus.

Pelo caminho ficaram inúmeros projetos que poderiam ter sido… mas se há algo que já devíamos ter aprendido, sem os fracassos não temos hipótese de criar e alimentar os sucessos. Once you’re lucky, twice you’re good.

Mas o sucesso de Google tornou-se, como sempre, o seu maior inimigo. Por um lado são acusados de deter uma posição de monopólio, por outro são o maior alvo atingir seja pela Apple, Facebook, Twitter, Yahoo, AOL, etc. – poucos tem alguma possibilidade de atingir Google mas a inovação não flui da mesma forma quando estamos permanentemente a olhar pelo espelho retrovisor e em alguns casos para ambos os lados – desfoca-nos, distrai-nos e acima de tudo diminui a nossa coragem de arriscar.

Seja como for, e para o nosso bem estar, espero que Facebook, Microsoft, Apple, Google entre outros, encontrem o seu canto e não destruam o que construíram simplesmente porque quiseram o bolo inteiro.

Happy Birthday Google.

Serial Entrepreneur, fundador do TudoMudou.com, Docente e orador em Social Media. Investe de igual forma em projetos com base na excelência do serviço, tal como o Silk Club. Procura novos desafios.

Leave a Reply