in Eventos

Apple Evento Ao Vivo

Após meses de especulação, o evento da Apple está prestes a começar – faltam 1 hora e 35 minutos. Poucos percebem todo este hype, mas uma coisa é certa, Apple não iria arriscar permitir que as expectativas se fossem criando para depois desapontar. Vêm ai grandes noticias. Nem Tim Cook vai ser conhecido como o CEO que nunca conseguiu superar o passado de Steve Jobs.

Deverá fazer refresh a este artigo para ver os updates:

A 15 minutos do evento, já se sabe que irá existir o iPhone 4s com o mesmo design de exterior que o presente iPhone. O site 9to5mac.com consegui chegar lá alterando os URLs. Mas continuo acreditar que a grande noticia vai ser de facto software – Apple Assistant.

Com a falta de stream directo da Apple. inúmeros sites que estão ao vivo (blogging) estão a crashar. Só demonstra não só a capacidade da Apple de sustentar um live feed, bem como o apetite criado para informações sobre um novo lançamento – parece o fim de ano – 10, 9, 8, 7, 6, 5, 4, 3, 2, 1…

Para quem tinha duvidas da capacidade de Tim Cook, ele está agora no Palco a iniciar o evento da Apple. Alguns especulam a presença de Steve Jobs e/ou Mark Zuckerberg. Penso mais provável o Zuckerberg não só pelo ódio que Facebook tem por Google (e vice versa) bem como a colaboração entre as duas empresas – Facebook e Apple.

Apple1

Tim Cook fala sobre o sucesso de Lion como sistema operativo e os restantes produtos – uma espécie de build up… Os produtos são agora vendidos através de 357 lojas em 11 países e continuam a crescer. Começa-se a perceber que Tim Cook é mais calmo e subtil que Steve Jobs – não parece que leve muito tempo para as pessoas habituarem-se a ele – até porque tem toda a escola da Apple/Steve Jobs.

O lançamento hoje vai-se focar em hardware, sofware e a integração de tudo isto numa única experiência. Tim Cook começa com o iPod – irónico sendo que já se falava que a Apple iria descontinuar o mesmo – difícil de acreditar sendo que venderam 45 milhões de iPods de July 2010 a Junho 2011. Muito semelhante ao Steve Jobs, Tim Cook continua com iTunes onde já existem 20 milhões de musicas com 16 biliões de musicas descarregadas.

Sites como o Engadget, The Loop Insight e TechCrunch já foram a baixo várias vezes. A procura deve ser mesmo muito grande. O unico serviço que continua é Twitter. The Internet is broken. Até PayPal está em baixo.

Estão agora no iPhone e o facto que ainda só tem 5% do mercado por isso o potencial para crescimento é enorme. Com tudo isto se não lançam algo completamente fora do normal, será certamente o maior anti-climax de sempre. Os restantes numeros já sabemos do iPhone.

Tim Cook passa para o iPad dando inúmeros exemplos da sua aplicação – hospitais, aviões, escolas. Com 145,000 apps o ecossistema cresce e fortalece a posição da Apple. Já Steve Jobs tinha levado 15 minutos para chegar ao iPad durante o seu lançamento. São agora 250 milhões de iOSs sistemas operativos da Apple.

Scott Forestall sobe ao palco para falar sobre iOS. iOS tem 43% do mercado movel, 500,000 apps no appstore, 140,000 só para iPad, 18 biliões de apps descarregados em 3 meses, 1 bilião por mês, $3 biliões pago a developers.

Novo iOS 5 vai esta disponível a 12 de Outubro para download gratuito. CNN morreu também por uns instantes.Muitos que não davam grande importância ao Game Center, deverão ficar de igual forma surpreendidos de saber que 67 milhões de pessoas estão registadas.

Uma das surpresas (pequena ainda) tem a ver com o serviço de localização onde podemos encontrar amigos ou família. Mas estamos agora a ouvir sobre o iCloud. Um serviço de $ 24.99 por ano onde as musicas todas que tem no seu iTunes são lidas e comparadas com as 20 milhões de musicas do iTunes e ficam assim disponíveis na Cloud para si. Até agora pouco de informação nova.

Estamos agora no iPod. iPod Touch vai ter o iOS5 também. Mas o que queríamos mesmo saber era o iPhone…

O iPhone lançado foi o iPhone 4s com o A5 chip, dual core processor, 7x mais rápido (graphics) e 2x mais rápido … um exterior igual, um interior diferente. Com isto, a bateria é melhor – 14 horas a falar em 2G (2G?) 8 horas a falar 3G, 6 horas internet browsing, 9 horas com wifi mas só vai estar disponível em Dezmebro. Contudo, data pode ser descarregado 2x mais depressa. Câmara com 8 MP.

Para aqueles que gostam de mostrar o seu novo brinquedo, como vamos poder mostrar que o nosso é um iPhone dos novos sendo que o iPhone 4 e o novo iPhone 4s são iguais de fora? Acho que a Apple acabou de perder um enorme numero de pessoas que iriam fazer o upgrade de iPhone. Estranha decisão dado que as diferenças no exterior não tinham que ser muito grandes.

Video é em formato de 1080 com real image stabilization.

Estão agora a falar sobre Airplay mirroring – onde se pode jogar jogos e utilizar apresentações para passar informação entre aparelhos.

(Ações da Apple descem 2-4%) Provavelmente vão subir novamente mas até agora, a maioria está desapontada com o que a Apple revelou até agora.

Estão agora a falar sobre Siri com desenvolvimentos em reconhecimento de voz. Pode assim fazer perguntas ao seu iPhone 4s e ele responde. Óptimo para quando tiver a ver a lista de amigos para ver a quem telefonar – pode falar com o seu iPhone novo. O app reconhece a diferença entre “rain” e “raincoat” por exemplo. O conceito é simples – um assistente inteligente. Se quiser procurar um restaurante chinês na sua área, é só perguntar.   Também pode pedir ao seu telemovel para lhe dar as mensagens e pode assim ouvir enquanto conduz. Pode tambem perguntar se tem reuniões durante o dia e o iPhone responde-lhe.

No meio de tanta desilusão, é difícil de reconhecer o quão importante é este avanço. Mas ainda vão ter que ultrapassar muitos problemas: 1) estaques 2) locais com muito barulho (mas o Shazam lida bem com isto) e 3) teclado ajuda a não passarmos por malucos (falar sozinho).

E a melhor noticia para nós? Voice recognition funciona em Inglês, Alemão e Francês – que bom. Facial recognition vai também ter grandes implicações em social media, gaming e claro privacidade.

Os preços são agora anunciados: Versões em preto e branco de 16GB: $199, 32GB por $299, 64GB por $399 nos Estados Unidos com contrato de 2 anos. Afinal o iPhone 4s vai estar disponível a 14 de Outubro. o iPhone 4 original com 8GB baixa preço para $99.

 

 

Write a Comment

Comment