in Alta Performance

Não Olhes Para O Que Eu Digo

“Olha para o que digo, não olhes para o que eu faço.”  Quem ouviu esta frase mais que 5 vezes na sua vida levante o braço…

Existem mais livros e teorias sobre liderança que tempo para os ler, sendo que quase todos falam, em alguma forma ou expressão, de liderar pelo exemplo.

Este facto é sobejamente conhecido, mas o que me surpreende mesmo é que alguns deles fazem parecer que é uma escolha que o líder pode tomar.

A minha opinião é que liderar pelo exemplo tem tanto de escolha como a lei da gravidade. Se decidir não aceitá-la e não abrir o paraquedas…The End.

O líder de uma equipa está permanentemente a ser observado pelos seus colaboradores e a maioria das vezes eles nem estão conscientes que o estão fazer… Da mesma forma que muito da nossa personalidade e valores vieram dos exemplos (paternais, familiares, amigos próximos, pessoas de influência) que tínhamos à nossa volta, também o colaborador de uma empresa observará os comportamentos e ações do líder, fazendo depois o seu julgamento. Quer gostemos ou não desta realidade, ela acontece e depois de ter lidado com centenas de equipas diferentes ainda não encontrei uma que não fosse o reflexo próximo do seu líder (que nem sempre é o chefe).

Chamo a atenção que, para liderar pelo exemplo, o líder não tem de saber ou mesmo executar as tarefas da sua equipa… o chefe de vendas tem tanto de ser o melhor vendedor como o Mourinho foi um jogador excelente. O exemplo vem principalmente na parte da função que é intangível e psicológica.

Faça a si próprio as seguintes perguntas e seja sincero a responder:

  1. Como ajo perante as adversidades?
  2. Quem culpo quando não tenho resultados?
  3. Arranjo desculpas quando não faço algo ou assumo a responsabilidade?
  4. Como é a minha disposição no dia-a-dia?
  5. Cumpro aquilo que exijo aos meus colaboradores?
  6. Demonstro o empenho, qualidade, rigor que lhes peço?

Agora olhe para a sua equipa… Quais as respostas que os vê e ouve a dar a estas perguntas?

Se não está agradado com o que vê garanto-lhe que é mais fácil do que pensa inverter a situação. Reúna o staff, fale abertamente do que aconteceu até agora, do que quer que aconteça e assuma o compromisso para o futuro. Depois é só pôr em prática!

Lembre-se que tem dentro de si o maior poder do mundo: A Decisão. Decida usa-lo.

Write a Comment

Comment