in Facebook

Facebook Privacidade

A única forma de manter-se afastado dos tentáculos de Facebook é não registar-se no primeiro lugar. Por menos era o que pensávamos até hoje. Facebook, já com 800 milhões de utilizadores, está a criar subversivamente perfis de pessoas que não só não se registaram como nunca o intencionaram fazer.

Estes perfis, conhecidos por shadow profiles, é uma forma de Facebook mostrar-lhe o que seria se registasse. É sabido que a forma como Facebook gere os dados dos seus utilizadores continua a ser algo controverso com muitas organizações a alertarem para o seu abuso.

Somos alertados constantemente para ler os termos e condições, utilizar as funcionalidades de segurança e gerir bem a nossa privacidade mas de facto existem lacunas em todos estes processos.

Facebook está assim, novamente, a ser investigado pelas suas praticas especialmente no que concerne à privacidade, por uma entidade na Irlanda. A queixa alega que Facebook está a recolher nomes, emails, moradas e números de telefone, incorporando-os neste perfis de sombra. Ao recolher esta informação, Facebook cria perfis extensivos de pessoas que não estão registados na rede social enquanto também enriquecem perfis existentes – tudo nos seus bastidores.

Uma forma como esta informação é útil para Facebook é quando a mesma sugere um não-membro, seu amigo, para que você o convide para se registar – algo impossível caso não tivessem recolhido esta informação previamente, e sem o consentimento do mesmo.

Caso venha-se a provar, Facebook está a infringir a legislação Irlandesa, nomeadamente a Irish Data Protection Act, e provavelmente estará a fazer o mesmo noutros países com legislação semelhante. Para piorar, Facebook é acusado de não submeter informação destes perfis de sombra quando a empresa foi obrigada legalmente a revelar alguma informação.

A sua defesa não poderá continuar a basear-se na premissa que os outros também o fazem, especialmente se for tido em conta que Facebook é a maior rede social do mundo. Muitos não tem conta no Facebook por esta razão, e a continuar a testar as barreiras, aqueles que gerem a rede poderão estar a por em risco o seu futuro.

Write a Comment

Comment