in iPhone

Siri no iPhone 4S

Apple comprou Siri em Abril de 2010 mas poucos perceberam o seu futuro impacto. Mais uma vez, Steve Jobs jogava Xadrez só como ele sabe (sabia) o fazer.

Siri é diferente de todos os outros programas que utilizam voice recognition, trazendo consigo o tão importante contexto. Outros sistemas que existem há anos, utilizavam respostas pré-definidas a comandos específicos.

Com, Siri, basta fazer uma pergunta que o programa consegue interpretar o significado e o que verdadeiramente procura saber. Siri vai-se adaptando as suas preferências com tempo, tornando-se mais “inteligente” e mais rápido.

Aqueles que receberam já o iPhone 4S, acabaram todos por testar o programa durante os primeiros dias (alguns, semanas) colocando perguntas disparatadas só para se rirem das respostas. E muitos ficaram surpreendidos. Não só pelo estado em que o programa (ainda em Beta) se encontra, bem como o humor que Apple trouxe à tecnologia.

Algumas dessas perguntas podem se ver na galeria no fim deste artigo. Todas em Inglês pois Siri ainda só estava disponível nos Estados Unidos e em Inglês (Americano mas não disponível para os Canadianos).

Mas uma das questões mais curiosas, é a escolha do sexo para diferentes territórios. Se por um lado, os utilizadores (maioria masculino) tem feito perguntadas com conotação sexual, por outro, muitos têm questionado a própria escolha de sexos diferentes consoante a língua (sorry).

É que Siri não é universalmente feminina como esperado, dado que é sabido que a voz feminina é a principal escolha para a maioria de sistemas automatizados. Siri será masculino em Francês e Inglês (Britânico).

Algo é certo, só os Americanos é que vão fazer a pergunta “What are you wearing”, podendo esperar inúmeras respostas, uma deles “Why do people keep asking me that?”

Para aqueles que têm nomes de difícil pronuncia, Siri ajuda-lhe a configurar esse importante inicial passo. Até pode ser chamado pela sua alcunha. Não se esqueça que poderá não estar sozinho a próxima vez que utiliza Siri.

[galleryview id=22]

 

Write a Comment

Comment