in Smartphones

Samsung Bullshit Numbers

A internet está hoje repleta com a noticia que a Samsung ultrapassou Apple como a empresa que vende mais smartphones do mundo. Tudo bem se existissem números para sustentar este “facto”.

GigaOM reporta da seguinte forma:

Samsung had a very strong quarter, according to numbers it revealed on Friday to investors. Its shipments (which it doesn’t provide specific numbers for) jumped more than 40 percent during the third quarter. Strategy Analytics estimates that amounts to total sales of nearly 28 million devices, while Apple moved 17 million during the same period.

Esta afirmação têm duas grandes lacunas:

  1. Samsung não revela números de vendas. Porque será? Enquanto a Apple publica sempre dados concretos de vendas. Logo estamos a comparar uma “estimativa” com um dado concreto. Mesmo que se assume uma margem de erro (qual?), o único número que a Samsung dá é um aumento de 40% – mas 40% de que número?
  2. A segunda lacuna é ainda mais simples; enquanto a Apple dá número de vendas, a Samsung não dá número de vendas e as estimativas são de unidades despachadas. Ora, só porque saem da fábrica, não quer dizer que as vendem, como a Motorola revelou ontem.

Ao contrario do que algumas pessoas pensam, não sou pró Apple mas sou sim contra a publicação e disseminação de bullshit em nome de informação.

Os que publicam e aqueles que partilham ou reportam sem pensar, têm igual culpa de enganar a audiência, mas pior, enganam-se a eles próprios. Para quê?

O que tenho agradecer a Gigaom é a imagem que utilizei deles. Gracias.

Write a Comment

Comment

Webmentions

  • O Mercado De Tablets Em 2012 Será Da Apple, Google e Microsoft |

    […] se discute os números de vendas de smartphones e quem verdadeiramente lidera o mercado, no caso de tablets, o problema não é o […]

  • iOS da Apple Continua A Ser De Longe O Sistema Operativo Móvel Com Mais Acesso à Web |

    […] a tras. O aumento da Android foi também menor – 2,64%.Estes números são reais, ao contrario de outros que demonstram uma falta de transparência possivelmente para encobrir a […]