in Tablets

Press Release

Desde o inicio do projeto Tudo Mudou, que sou abordado por várias empresas de comunicação & PR, e enviam-me diariamente press releases de produtos das empresas que representam.

Quando me falaram inicialmente do envio de informação sobre produtos novos pensei que seria uma opima ajuda para ter conteúdo atualizado no Tudo Mudou. Mas pedi só uma coisa. Que me enviassem algo que as pessoas gostariam de saber – uma história, um ângulo diferente, tudo menos uma lista de especificações com textos repletos de marketing speak.

Até hoje, nunca publiquei nada que tivesse a ver diretamente ou indiretamente com a informação recebida. Se por um lado a maioria de produtos têm por si pouco interessante para divulgar, por outro a informação sai sempre tarde e escrita de forma que nada se aproveite.

Pelo meio, alguns enviavam press releases sobre embargo. Embargo é quando a informação é disponibilizada mas só pode ser publicada no dia em que o embargo expira. Curioso é que poucos parecem perceber que um embargo é um acordo entre as duas partes e não podemos simplesmente enviar informação com um embargo – não vale nada. Se me enviarem informação não solicitada, eu posso publicar e se for de interesse, publico, pois nunca aceitei os termos do mesmo. Como todos os outros press releases, mesmo aqueles com embargo não tinham o mínimo de interesse.

“Samsung inaugura categoria com o novo Galaxy Note”

“Um telemóvel? Um tablet? É o Samsung GALAXY Note! O Samsung GALAXY Note representa uma nova categoria de equipamentos móveis que prima por um ecrã de 5.3” HD Super AMOLED e uma nova forma de escrever com a S-Pen.”

Uma nova categoria de equipamentos? Smartphones levaram anos a solidificar a sua categoria, os tablets tornaram-se numa nova categoria muito por causa do enorme sucesso do iPad e iPad 2, mas agora através de um press release a Samsung cria uma nova categoria? Sério? Nem sei se devo criar uma nova categoria no Tudo Mudou para todos os outros equipamentos que vão ser lançados para esta nova categoria.

“adicionando-lhes uma inovadora e poderosa ferramenta: a S-Pen.”

No comments.

“O Samsung GALAXY Note é definitivamente uma nova categoria de produto que nasce de uma necessidade emergente do consumidor.”

Estão mesmo convencidos que criaram definitivamente uma nova categoria.

“Ao tirar total partido deste ecrã, os utilizadores do Samsung GALAXY Note podem realizar diversas tarefas em simultâneo, criar, editar, navegar e usufruir dos demais conteúdos com o mínimo de interrupções, onde quer que estejam.”

Mais nenhuma categoria ou produto faz isto? Multi tasking sem interrupções? Mas quais interrupções?

“O Samsung GALAXY Note representa uma nova categoria de equipamentos. Depois de vários estudos verificámos que o utilizador empresarial possui, em média, aproximadamente três equipamentos.” refere Nuno Parreira, Division Head da área de Mobile da Samsung Electrónica Portuguesa.

Mais um lembrete – nova categoria – Se o utilizador empresarial possui em média três equipamentos vai querer um quarto? Ou vai vender os outros três e ficar somente com esta nova categoria de produto?

“O Samsung GALAXY Note irá assim redefinir e melhorar as comunicações móveis ao proporcionar uma experiência de utilizador mais avançada, mais produtiva e mais criativa”.

Redefinir as comunicações? Não me digam que agora que me estou habituar ao smartphone vem ai uma revolução e tudo vai mudar novamente.

Podem ver o press release na sua totalidade no Samsung Newsroom – um conceito interessante e a caminhar para o social media newsroom.

Mas o que está errado com este press release?

Como todos os outros press releases das outras marcas, nada aqui nos leva a querer ir a correr comprar o produto.

Aqui claramente fica a ideia de “over promise, under deliver”. Está na altura de contratarem jornalistas ou apaixonados por tecnologia para darem alma aos seus produtos. Para escreverem um história que agarre o potencial consumidor tendo assim melhor hipótese de o tornar em cliente.

Vou voltar para a minha pesquisa do que é verdadeiramente interessante e passível a partilhar. Para quem ficou curioso, fica aqui um vídeo da nova categoria de produtos, anunciada ontem pela Samsung:

httpv://www.youtube.com/watch?v=bfMmMrUwRnI

 

Write a Comment

Comment

11 Comments

    • Talvez por ser considerado um híbrido entre tablet e smartphone
      Tablet ou smartphone? Galaxy Note brinca com a dúvida

  1. Vão-me desculpar…mas parece-me uma campanha contra a Samsung…acho que têm todo o direito de efetuar o markting a anunciar um produto que tem funcionalidades que não existem um equipamento do género…mas isto é a opinião de uma “leiga” da tecnologia :)…eu pessoalmente considero a relação qualidade-preço muito superior à da Apple…que apesar de adorar o equipamento Iphone e C&L, acho extremamente caro. É o preço a pagar pela “moda”…

  2. Vão-me desculpar…mas parece-me uma campanha contra a Samsung…acho que têm todo o direito de efetuar o markting a anunciar um produto que tem funcionalidades que não existem um equipamento do género…mas isto é a opinião de uma “leiga” da tecnologia :)…eu pessoalmente considero a relação qualidade-preço muito superior à da Apple…que apesar de adorar o equipamento Iphone e C&L, acho extremamente caro. É o preço a pagar pela “moda”…

    • Bi o artigo é sobre press releases e a forma como continuam a escrever. Gastam tanto dinheiro nos anuncios mas não conseguem escrever uma historia em torno do produto que nos entusiasme. Foi Samsung como podia ser outra marca. E quando fala da Apple ou da Samsung não tem que ser sempre um vs. o outro. Ambas as empresas gozam de um enorme sucesso. Podemos sim é pensar sobre a comunicação e o que verdadeiramente interessa. Não podemos continuar a escrever em marketing speak até porque está provado que não funciona.
      PS Gosto muito da minha televisão Samsung

    • Obrigada Nuno…
      Nessa perspectiva sim…Tem toda a razão…
      e já agora também gosto muito da minha televisão Samsung 😉

Webmentions

  • Samsung Inova Com o Galaxy Beam, Um Telemóvel Com Um Projetor Interno | 10/11/2011

    […] está a seguir.Não sou fã do Samsung Galaxy Note, muito menos da forma como o comunicaram – “Samsung Inaugura categoria nova…” – mas uma coisa é certa, com o Note e Beam, a Samsung demonstra a sua capacidade de […]