in Tecnologia

Com Ou Sem Steve Jobs

Algum tempo antes da anunciada morte de Steve Jobs, já muitos questionavam o futuro da Apple sem o seu mentor e co-fundador.

Uns acreditam que Apple sem Jobs vai se desintegrar, ou algo semelhante, outros asseguram que, pelo menos nos próximos 3 anos, nada irá mudar dado que o iPhone e iPad ainda têm muito para dar (vender).

Seja como for, achei inicialmente interessante a Business Model Institute criar um antes e depois da Apple com e sem o Jobs. Eis os resultados mas depois vejam o critério:

Com Steve Jobs – ver aqui em formato original

Com Steve Jobs

Sem Steve Jobs – ver aqui em formato original

Sem Steve Jobs

Jim Muehlhausen, autor do blog post que explica as diferenças do passado, com, sem e novamente com Steve Jobs, não consegue articular muito bem as suas ideias comentando:

“The company’s business model, however, is more volatile. With Tim Cook at the helm, there is a chance that a new management philosophy will steer Apple away from Jobs’s vision relatively quickly. Cook can do this in a number of ways: by changing the company’s supply chain, its marketing strategy, its market position, or its pricing strategy.”

Steve Jobs descreve Tim Cook como a unica pessoa que esteve sempre ao seu lado, que percebia perfeitamente o que Steve Jobs dizia e queria e foi responsável pela supply chain, o posicionamento da empresa bem como a estratégia de preço. Jobs nunca se envolveu demasiado nestas áreas que estavam sempre asseguradas pelo COO que passou depois a interim CEO e é agora CEO.

O que ninguém sabe é qual o impacto que a falta de Jobs vai ter na inovação mas não no design, isto enquanto Jonathan Ive continua na Apple e tem toda a motivação para ficar – $60 milhões de USD.

Write a Comment

Comment