in Social Media

Social Media Qual O Caminho

Quem não utiliza Social Media não vai sobreviver” (ou algo semelhante) é algo que ouço muito. Mas é de facto uma afirmação errada e generalizada. É que nem todos compreendem, ou querem compreender, que o inicio de uma estratégia com social media integrado é extremamente complexo e requer a cultura certa, recursos para ser eficaz e não é linear. Não se trata de uma campanha isolada.

Welcome to the Revolution, um vídeo produzido em 2009 para promover o livro de Erik Qualman, Socialnomics, foi um sucesso imediato. Acima de tudo, foi uma enorme bolha de oxigénio para quem se iniciava neste novo mundo de social media consultants/experts/gurus. É que desde 2007 que existia o vídeo Did You Know: Shift Happens mas ai ainda não existia a procura de algo para promover a necessidade e urgência de social media.

De repente, todas as apresentações começavam com este vídeo – a nova ameaça ao mundo – vai tudo mudar e é bom que esteja preparado. Não esquecer que foi algo produzido para promover um livro.

Fast forward:

Presentemente parecem existir dois campos – os tradicionais e os believers. Mas pouco existe no meio – uma ponderação e analise sobre a relevância de social media para a empresa/marca em questão. Curiosamente, esta é uma das principais razões da falta de adopção de muitas grandes marcas. Para quem decide, encontra-se inadvertidamente entre a espada (social media evangelists) e a parede (eterna dificuldade de vender internamente a utilidade de social media). Para muitos, a parede acaba por ser a opção mais segura.

Finalmente, aparece um vídeo que demonstra o lado oposto da Welcome To The New Revolution – The Social Media Truth. Mas como, “there’s no such thing as a free lunch”, este vídeo promove uma conferência na Austrália, não de social media, mas sim de digital marketing. Pois.

Ao menos quem produziu este vídeo manteve a mesma música de fundo do Fat Boy Slim para tornar a escolha ainda mais difícil.

E agora? Que fazer? Social Media Revolution vs. Social Media Truth. You Decide.

Social Media Truth

httpv://www.youtube.com/watch?v=DTdGNGCKpag

 

Social Media Revolution

httpv://www.youtube.com/watch?v=sIFYPQjYhv8

 

Ou se calhar algo um pouco mais ponderado – entre os dois. Take your time…

(Com base no artigo de Neville Hobson)

Write a Comment

Comment

Webmentions

  • Se Está Indeciso Sobre Social Media, Este Artigo É Para Si | | Media Brasileiro

    […] the original post: Se Está Indeciso Sobre Social Media, Este Artigo É Para Si | Tweet This Post Opiniao << Engelmann Media MakeMe3D 1.2.11.1100 ~ MultiBrasil Download […]