in Android, Estudos

Android Inseguros

O fabricante de software, Bit9, publicou ontem uma lista dos doze smartphones com maior risco de segurança e privacidade.

O estudo, “The Most Vulnerable Smartphones of 2011”, revela os smartphones que apresentam os maiores riscos de segurança e privacidade aos utilizadores. No estudo, foram os smartphones com Android que demonstraram o maior risco, aliás acabaram por ocupar os primeiros 12 lugares.

Ficam aqui os primeiros oito da lista:

  1. Samsung Galaxy Mini
  2. HTC Desire
  3. Sony Ericsson Xperia X10
  4. HTC Wildfire
  5. Samsung Epic 4G
  6. LG Optimus S
  7. Samsung Galaxy S
  8. Motorola Droid X

“O que nos surpreendeu foi realmente a dimensão do caos e da fragmentação que existe no ecossistema do Android, e a forma como os Android smartphones são distribuídos e, mais importante, o modo como as atualizações são efectuadas”, explicou Harry Sverdlove, CTO da Bit9.

Algo preocupante foi a revelação que 56% dos Android smartphones estão hoje a utilizar sistemas de operação desatualizados e como escrevi anteriormente, sem esperança de serem atualizados durante o contrato de 2 anos.

O critério para o estudo incluiu o market share dos aparelhos, a quantidade de software obsoleto ou inseguro no aparelho e a frequência com que se disponibilizam atualizações.

A questão não é tanto no sistema Android ou iOS pois ambos tem vulnerabilidades mas a vantagem para o iOS são que as atualizações podem ser disponibilizadas enquanto no ecossistema de Android – isso não acontece – é uma confusão – algo que Google deveria ter contemplado no inicio.

Eu sei, eu sei. Sou um Apple Fanboy, mas não invento as noticias.

Pode ver mais no seguinte vídeo:

httpv://www.youtube.com/watch?v=UbWG_m_RxHg

e inforgraphic:

ver original

Android Inseguros

Write a Comment

Comment