in Smartphones

Anuncio Galaxy S II

Quando uma marca decide atacar outra através do humor, o risco é sempre grande. Muito pode correr mal, acima de tudo quando escolhemos ir contra a Apple e a sua comitiva de fãs incondicionais, os Apple fan boys.

Samsung decidiu que estaria na altura de desmistificar a “magia” por de trás do hype criado em torno dos produtos e lançamentos da Apple.

O risco está exatamente na estratégia que a Samsung escolheu – atacar não a Apple mas sim os milhões de clientes que devoram os produtos da Apple. Normalmente é aconselhável ir atrás da marca e não os seus clientes, caso contrario, estará a insultar os seus potenciais clientes, ou por menos aqueles que a Samsung gostaria que fossem deles.

Sem mencionar a Apple nem o iPhone 4S, a Samsung mostra supostos fãs da Apple numa fila à espera para comprar o seu aparelho de eleição. Só que vão aparecendo pessoas (manequins) com o Galaxy S II que deixam os fãs da Apple irrequietos com o que veem.

Na realidade esta abordagem não é nova, já a Motorola (tablet Xoom) tinha lançado um vídeo a gozar com o iPad – um anuncio satírico a relembrar o da Apple – 1984 – considerado por muitos como o melhor anuncio de sempre. Esta estratégia não ajudou em nada as vendas do Xoom.

Mas seja como for, o anuncio da Samsung está engraçado e em certas alturas faz-nos sorrir, até porque temos sempre que questionar quem está numa fila durante horas para comprar um aparelho que irá continuar disponível e com nenhuma possibilidade de esgotar por muito tempo e/ou desaparecer do mercado.

O mais divertido é ler os comentários dos dois lados – Samsung & Apple.

httpv://www.youtube.com/watch?v=6h5JSojJN3Y

 

Write a Comment

Comment