in Estudos, Social Media

PMEs e Social Media

Hoje tive mais um momento “aha”, e como todos os outros, imagino que deixo a maioria a pensar porque tanto entusiasmo por algo tão simples e evidente.

A semana passada saiu outro estudo que demonstra que a maioria não está, nem vai estar em 2012, apostar/investir em social media. E assim, todos nós que trabalhamos em e/ou com social media, temos que pensar porquê? Porque algo tão bom é repudiado por tantos?

O estudo da Social Strategy 1 e OfficeArrow, revelou que 67% da PME’s (small businesses) nos Estados Unidos não intencionam investir em social media em 2012 – a maioria. Para os optimistas que dão as boas vindas aos 33%, fica aqui o aviso – os 33% até podem estar receptivos mas só quando criarmos a estratégia vencedora que resolve os seus maiores receios, é que podemos esperar ter clientes a longo prazo em vez de aqueles que embarcam em campanhas isoladas.

O estudo vai mais longe, pois 90% admite que social media impacta o seu negocio mas a maioria não vai ali investir, pois o medo prevalece o possível retorno no que concerne a social media. Nesta altura do campeonato, qual o CMO (chief marketing officer) que vai arriscar a sua carreira quando todos acime dele avisam dos riscos?

A maioria também não quer investir até perceberem melhor as redes sociais – quando nós próprios ainda não percebemos definitivamente como atuar, uns têm uma opinião, outros outra, nenhum vai avançar e poucos tem consultado com consultores externos. Medo de social media? Ou medo de consultores de social media?

No estudo, estas foram as 4 razões principais para não abraçar social media:

  1. Existem demasiados sites para gerirem
  2. Não querem partilhar demasiada informação sobre a sua empresa
  3. Não têm os colaboradores necessários para gerir social media
  4. Social media causa sobrecarga de informação

O mais engraçado é que os 4 pontos parecem-me fáceis de resolver mas será que fazem parte dos pressupostos quando se prepara algo para um CMO em torno da utilização de social media? Provavelmente, não. Falo por mim.

Mas quando lemos artigos como “78% de CMOs Esperam Maior Complexidade Nos Próximos 5 Anos Mas Só 48% Estão Preparados”, é demasiado fácil assumirmos que o problema reside nas empresas e em quem as gere. Tambem não ajuda o facto que logo que existe uma mini-crise como a da EDP, Ensitel e até Everything Is New, a blogosfera fica acessa com opiniões pouco favoráveis da empresa e quem a gere.

Para mim, o momento “aha” é simples – quem deverá mesmo estar errado somos nós e a pergunta passa a ser “o que vamos (nós) fazer para demonstrar que social media é essencial” (para muitos e não todos)?

Fica aqui mais um inforgraphic:

ver original

PMEs e Social Media

Write a Comment

Comment