in Smartphones

Windows Phone 7 Demo

Podemos assumir que a Microsoft reconhece a dificuldade de entrar numa corrida que não só já vai bastante avançada como tem 2 concorrentes que lideram com uma enorme vantagem.

Microsoft vai ter que fazer muito mais que simplesmente gastar para vencer notoriedade. Microsoft necessita da confiança do consumidor e tem pouco tempo para o fazer.

Desta forma, a gigante de software de Redmond decidiu atacar em várias frentes. Offline, tem criado eventos que marcam pela diferença e pelo exagero como o caso do gigante smartphone Windows 7 colocado temporariamente em Nova Iorque.

Agora, para desmistificar a ideia que só existe Android ou iOS, Microsoft decidiu recriar a experiência do seu sistema operativo em dispositivos concorrentes. A ideia parece brilhante, mas como tudo, existem inúmeros factores que levam a querer que não vai ter grande sucesso.

Primeiro, a Microsoft assume que uma percentagem de utilizadores que têm Android ou iOS, não estão satisfeitos com a sua escolha. Dando o beneficio da duvida, o que leva a Microsoft a pensar que esses mesmos insatisfeitos vão optar por uma versão nova sem o necessário tempo de antena? Não será mais provável um utilizador Android mudar para iOS ou vice versa? Para que isso não aconteça, deveremos estar convencidos que o sistema da Microsoft é mesmo muito melhor que o da Apple e Google – o que não me parece.

Em segundo lugar, a experiência que a Microsoft proporciona, não só fica aquém da verdadeira experiência, como também não passa de uma versão de demonstração. Algo semelhante a simular um interior do Audi num BMW mas onde não consegue utilizar todas as diferentes funcionalidades. Pode parecer uma comparação pateta mas é essa a sensação com que fico ao experimentar o Windows Phone 7 no meu iPhone 4 – uma brincadeira.

Por ultimo, a Microsoft assume que a lealdade de utilizadores de Android e iOS é marginal, pois aparentemente ao mostrar o seu próprio sistema operativo, os utilizadores vão duvidar da sua previa escolha e vão querer mudar? Não me parece, até porque estudos só confirmam o que já parecia mais que evidente – existe uma enorme lealdade perante os utilizadores de smartphones – lealdade essa que cresce de dia para dia enquanto o utilizador fica cada vez mais dependente através da sua utilização e configuração de todos os seus apps e métodos que simplificam o seu dia-a-dia.

Para quem duvida desta lealdade, escreva um artigo comparando Android com iOS (ou vice versa) e veja só uma comunidade a discutir veemente o sexo dos anjos. Mais tarde ou mais cedo, irá aparecer o vídeo que compara o que acontece quando se atira um iPhone ou Samsung para o chão – quer mais?

Mas a ideia até nem é má deixando por explicar porque não conseguiu a Microsoft criar uma experiência mais parecida com a realidade em vez de optar pelo mais simples demo. Até porque quem já utilizou o demo e também já teve um Windows Phone 7 nas mãos diz terem pouco em comum – a ultima de longe melhor que a sua imitação. Valeu a pena?

Windows Phone 7 Demo

Write a Comment

Comment