in Location

Facebook Compra Gowalla

CNN Money divulgou ontem que Facebook tinha acabado de comprar o serviço de localização Gowalla por um valor ainda desconhecido. Como seria de esperar, nem Gowalla, nem Facebook, quiseram comentar. Não negaram, nem confirmaram – algo esperado dado que se quisessem que todos nós soubéssemos, teriam eles anunciado a compra.

É um facto que a localização será fundamental para qualquer serviço social que queira verdadeiramente competir neste espaço já saturado e dominado por poucas empresas. A importância da localização prende-se com a necessidade de apanhar o consumidor no ato – perto de, ou no ponto de venda, usufruindo da nossa irracionalidade e necessidade emocional de comprar stuff.

Facebook tentou comprar por várias vezes Foursquare mas com tempo tornou-se óbvio que os seus fundadores, Dennis Crowley e Naveen Selvadurai, não estariam interessados em desistir do seu bebé.  Quando não se compra o numero 1, passa-se por defeito para o numero 2 – neste caso Gowalla.

Para Gowalla, é um passo importante dado que não existe espaço para Foursquare e Gowalla ambos vencerem neste mercado que tem um interesse demasiado importante para Facebook, Google, Apple e Amazon desistirem. Facebook simplesmente chegou primeiro ao numero 2.

Gowalla, lançado em 2009, decidiu enfrentar Foursquare para liderança do mercado de check ins, mas perdeu, e não por pouco dado que o nível de adopção de Gowalla é minúsculo em comparação com Foursquare.

CNN Money cita uma fonte que prefere manter o seu anonimato dado que esta informação ainda não é publica:

“It’s a perfect match… As far as the big picture, Gowalla’s vision is about people telling stories, and Facebook’s vision for Timeline is about stories about important moments in life.”

Mas não devemos esperar ver Gowalla sobreviver a esta compra como produto dado que Facebook tem por habito comprar empresas e start ups para ficar com a tecnologia mas mais importante, o talento. O objetivo será certamente fazer o check in de Facebook capaz de concorrer com Foursquare. Tudo isto em tempo para o seu IPO previsto para Abril de 2012.

Parece que algo já começou mal:

Gowalla Erro Na Primeira Página

Gowalla Erro Na Primeira Página

 

Write a Comment

Comment