in Smartphones

Nokia N8 Filmagem

Olive, é um filme de longa-metragem sobre uma menina que transforma a vida a três pessoas sem falar uma única palavra. Mas o que mais está a fascinar o mundo de cinematografia é o facto do filme ter sido gravado, inteiramente, com um Nokia N8.

Mas mesmo utilizando um smartphone, o budget do filme ficou em meio milhão de USD. Hooman Khalili, responsável pelo conceito e  produção, ainda chegou abordar a Nokia para ajudarem a financiar o filme mas a mesma não aceitou. Se por um lado parece uma oportunidade única perdida, por outro não podia chegar na pior altura para a Nokia que luta pelo seu futuro. O investimento veio através de Chris Kelly, um executivo do Facebook.

O maior desafio para Khalili foi de ter que alterar o Nokia N8, que grava em alta resolução, para não fazer o que a Nokia passou anos a implementar – auto focus e auto zoom – “a câmara pensa que sabe onde queremos focar, mas não sabe”.

Como ninguém quis ajudar Khalili a modificar o N8, foi ele e a sua equipa que acabaram por ter que a desmontar e adaptar o aparelho à tarefa.

Após as 5 semanas de filmagens, a sua equipa só teve 9 dias para a pós-produção – isto para conseguir ter tudo pronto para o festival Sundance. Khalili está agora a angariar mais $ 300 mil USD para promover o filme até ao fim de 2011 para conseguir concorrer aos Oscars. Para este investimento, Khalili está a utilizar crowdfunding, nomeadamente o site KickStarter.

httpv://www.youtube.com/watch?v=fKkJrPa7Vm4

 

Write a Comment

Comment

Webmentions

  • Novo Recorde no Kickstarter: $3,4 Milhões e Ainda Falta um Mês |

    […] avultados antigamente só possível através da venda de capital. Já lhe tínhamos falado sobre a primeira longa-metragem financiada através do Kickstarter e depois o primeiro produto, The Elevation Dock, a conseguir $1 milhão de USD de financiamento.Mas […]