in Mobile

UBER

Meu elevator pitch: UBER é a salvação para quem procura transporte rápido, eficaz, com qualidade e onde não existe. Huh? Utiliza um app no iPhone e Android  para chamar um carro e vê em tempo real onde está e quando irá chegar. Brilhante.

Muitos conceitos que parecem excelentes nunca nos ajudam na pratica, mas UBER é muito diferente. Ontem à 01.00, após um jantar, sem saber bem onde estava (não pela influencia do álcool), carreguei o app no meu iPhone, encontrou a minha localização, chamou o carro mais perto e foi me dando informação sobre o condutor, a sua classificação e ETA (estimated time of arrival). Demasiado fácil e eficaz para ser verdade? Não.

8 minutos mais tarde, chegou um sedan preto impecável com o condutor mais simpático e profissional que já conheci na minha vida. “Nuno?” e eu “Nadir?” – voilá, num carro a caminho do meu hotel.

O pagamento é efectuado através de cartão de crédito colocado online na sua conta. Recebe imediatamente após a viagem, um email com um relatório sobre a viagem e o valor pago. No meu caso, tenho a vantagem de ter um código (para imprensa) para que não pague nada durante a conferencia – só chamar e andar. A poupança é gigante mas o que mais impressiona é a simplicidade do serviço e o ir ao encontro de uma necessidade de muitos.

Tanto é, que a falar com outras pessoas sobre este serviço, ainda não o utilizaram pois “ouviram dizer” que era muito mais caro. Demasiado bom para ser verdade?

No primeiro dia, do hotel a LeWeb, o táxi foi de € 24.00 – não falava Inglês (nem queria) e o carro parecia um dos nossos. Hoje de manhã, fiz o mesmo trajeto com UBER e o resultado foi menos que 20€:

UBER

O serviço que já existe em algumas cidades dos Estados Unidos, foi lançado em Paris em LeWeb pois existe uma ligação especial para os fundadores que tiveram a ideia durante LeWeb 2008. Com $32 milhões de USD assegurados para a sua expansão global, ficarei ansioso para que o serviço chegue a Portugal.

UPDATE: Após uma conversa com os representantes de UBER, fui esclarecido que a comparação de preços não é tão relativo como a minha comparação dado que a UBER está a praticar preços mais baixos na fase de introdução do serviço. De qualquer forma, os preços que irão ser introduzidos vão ser coerentes com o nivel de excelência de serviço. Mantenho a minha – UBER para a frente e mais nada.

[galleryview id=25]

 

Write a Comment

Comment

Webmentions

  • Quando a Inovação Não Corresponde às Tendências |

    […] muito curioso e registei-me logo. Já tinha tido várias experiências com outros serviços como o Uber, através de um app, e achei a ideia excelente.Mas afinal, o que poderia ter sido, não é. A ideia […]