in Health Tech

Qualcomm e 2Net

A Qualcomm ($QCOM) anunciou a formação de uma nova subsidiária que irá lançar novos produtos dirigidos a liderar o mercado da conectividade entre medical devices e potenciar a gestão de dados adquiridos pelos mesmos. Esta unidade designa-se por Qualcomm Life e incorpora todas as operações anteriormente em curso pela Qualcomm Wireless Health.

Com o lançamento da nova subsidiária foi apresentada também os seus primeiros produtos, a plataforma 2net e a hub 2net

Que foram desenvolvidos para facilitar a transferência, armazenamento, conversão e apresentação de dados de saúde biométricos a partir de dispositivos médicos comunicando via wireless.

A hub 2net, um objeto desenhado para aparentar ser um simples interruptor de luz, pode detetar dispositivos médicos com capacidades Bluetooth, Bluetooth Low Energy (BLE), WiFi ou ANT+, automaticamente transmitindo dados de dispositivos próximos para uma plataforma cloud-based de modo a que toda a informação biométrica esteja acessível pelos pacientes, os prestadores de cuidados de saúde e outros profissionais.

A ideia é os pacientes chegarem a casa, ligarem o hub 2net e os seus dispositivos ficam automaticamente interligados.

Mais de 40 fabricantes de dispositivos médicos, programadores, empresas prestadoras de serviços de saúde e seguradoras estão neste momento a considerar ou mesmo a integrar o sistema 2net.

Segundo Rick Valencia, VP e Diretor Geral da Qualcomm Life, a subsidiária foi constituída, em parte, para auxiliar os fabricantes de dispositivos médicos que têm recorrido à Qualcomm nos últimos anos para encontrar soluções quando as suas tentativas de fornecer equipamentos com ligações wireless ficam demasiado caras ou difíceis de concretizar por erros na seleção da tecnologia mais adequada, modelos de desenvolvimento que rapidamente se encontram subdimensionados e custos de assistência proibitivos.

Acrescentou ainda que é objetivo da Plataforma 2net providenciar aos fabricantes de dispositivos médicos uma integração imediata com operadores móveis e resolver a complexidade operacional de dar suporte e assistência aos dados médicos obtidos por estes dispositivos via conectividade wireless, deste modo reduzindo o peso do investimento tecnológico nesta área aos fabricantes dos dispositivos.

A Qualqcomm anunciou ainda a constituição de um fundo no valor de $100 milhões, o Qualcomm Life Fund que será dedicado ao investimento exclusivo em projetos e iniciativas em negócios de wireless HeathTech, incluindo o acelerar da adopção da Plataforma 2net.

A Qualcomm Ventures já investiu anteriormente em 5 empresas de wireless HealthTech – Sotera Wireless, Telcare, ALivecor, Cambridge Temperature Concepts e WorkSmart Labs – e estes investimentos farão parte do novo Qualcomm Life Fund. A empresa prevê ainda que os investimentos serão feitos em áreas especializadas como biossensores, sistemas para diagnóstico e monitorização remota, aplicações de software para Health IT e ainda aplicações informáticas e analíticas relacionadas com a saúde.

Write a Comment

Comment