in Tecnologia

Donors Choose

DonorsChoose.org é um excelente exemplo da convergência da tecnologia com a filantropia, conseguindo resultados imediatos às necessidades da educação, sejam elas quais forem.

Professores nas escolas publicas dos Estados Unidos publicam projetos na plataforma – desde falta de canetas  a violinos para a classe de música. O utilizador simplesmente procura o projeto que lhe inspira mais e doa o valor que quiser.

Quando um projeto chega ao objetivo inicialmente estabelecido, os responsáveis pelo site entregam o material à escola.

Como contrapartida, quem doa, recebe uma fotografia do projeto a decorrer, uma carta de agradecimento do professor e um relatório a demonstrar como cada $ foi gasto – total transparência. Para valores acima de $50 USD, recebe também uma carta de agradecimento, escrito pelas mãos dos alunos.

Na plataforma, pode dar o mínimo de $1 USD e receber o mesmo nível de escolha, transparência e feedback tradicionalmente reservado a doações de milhares. DonorsChoose chamam-lhe isto filantropia do cidadão.

DonorsChoose surgiu numa escola do Bronx onde os professores sentiam na pele a escassez de materiais escolares nas escolas públicas.

Charles Best, na altura um professor de estudos sociais, apercebeu-se que existiam muitas pessoas que queriam ajudar as escolas publicas mas debilitadas mas estavam frustradas pela falta de influência sobre as suas doações. Criou assim em 2000 DonorsChoose para que pessoas pudessem conectar diariamente com as necessidades das diferentes aulas.

DonorsChoose envolve o cidadão comum nas escolas publicas fornecendo-lhes um método simples, responsável e pessoal de dar resposta à iniquidade nas escolas.

O sua visão é simples mas na pratica, um desafio colossal – criar uma nação onde as crianças de todas as comunidades, têm as ferramentas e experiência necessária para uma educação de excelência.

Muito que pareça quase impossível, é um facto que passo a passo, este tipo de iniciativa vai mudando a vida das crianças que noutras circunstâncias não teriam estas oportunidades.

Donors Choice

Write a Comment

Comment