in Mobile

PayPal

Desde o IPO da Groupon que muitos analistas têm questionado o modelo de negócios da maior empresa de cupões, algo que já tínhamos relatado aqui. Independentemente de Groupon e LivingSocial terem 73% do mercado, o facto que o seu modelo é facilmente copiado dá poucas garantias ao futuro de qualquer um, independentemente do seu tamanho.

Más noticias agora para os dois líderes pois PayPal anunciou o seu novo serviço de cupões para 2012 através de mobile, a área de maior crescimento, conforme a Bloomberg.

eBay, a empresa que comprou PayPal em 2002 por $1.5 biliões de USD, estará só disponível nos smartphones, mas com um leque de mais 100 milhões de clientes, com os dados dos seus respectivos cartões de crédito, a PayPal está assim otimamente posicionada para competir frente-a-frente com a Groupon e LivingSocial.

Conhecendo os métodos da PayPal, a mesma irá certamente evitar os erros que tornam Groupon um investimento arriscado a médio prazo. Groupon não só gastou quase $1 bilião de USD em marketing num curto espaço de tempo para ganhar notoriedade, como também tem custos operacionais demasiados altos para uma empresa supostamente de tech.

Scott Thompson, presidente da PayPal explicou:

The experience is going to be completely different than anyone else’s through and through. We’ll only give you something that we think fits the category of unique and relevant. Everyone else is going to bombard you.

A vantagem de um serviço somente disponível para mobile assegura que os cupões sejam disponibilizados com base em dados de geo localização, permitindo que os descontos tenham um valor acrescido dado a proximidade do utilizador ao ponto de venda. Algo que Groupon não faz, optando por gerir um sistema a roçar no spam.

A aposta é grande, pois PayPal acredita conseguir aumentar as suas vendas de $3.4 biliões em 2010 para mais de $7 biliões num curto espaço de tempo (2013).

Write a Comment

Comment