in Twitter

Prince Alwaleed Bin Talal

Ontem foi um dia importante para Twitter. Com um investimento de $300 milhões de USD na plataforma de micro blogging, responsável pela maioria de noticias em primeira mão, duvidas surgiram.

Prince Alwaleed Bin Talal, sobrinho King Abdulla, rei da Arabia Saudita, é conhecido por muitos como o Warren Buffet do médio oriente, tornando-o num dos homens mais ricos do mundo com participações em GM, Apple, e News Of the World entre outros.

O príncipe é assim invulgar no sentido que se tornou num investidor global. Enquanto o príncipe diz estar a investir no Twitter com o objectivo de um retorno a curto prazo (IPO?), o investimento levanta algumas questões.

De facto este investimento desassossega algumas pessoas que se preocupam com quem controla este tipo de media, especialmente quando pertence à família real da Arabia Saudita.

É que o papel de Twitter no mundo árabe está a aumentar em importância. A língua árabe é a que maior crescimento está a ter no Twitter, que foi creditado com um ainda maior papel durante as revoluções no medio oriente.

Mas dado que o investimento é pequeno no Twitter, a maioria de ativistas não parece estar demasiado preocupado por enquanto. Twitter tem uma das melhore politicas no que concerne à liberdade de expressão se comparar com outros serviços como Facebook e Google. Já demonstraram que não vão intervir mesmo após uma enorme pressão dos governos da Grã Bretanha e Estados Unidos.

Mas é aqui que está a maior duvida. Como irá reagir a pressão da Arabia Saudita, causo isso aconteça? O sucesso de Twitter tem sido a fluidez de informação imediata e sem censura, barreiras ou políticas. Seria assim pouco provável que algo viesse a mudar isso, especialmente se colocasse o futuro de Twitter em causa.

Write a Comment

Comment