in Mobile

iMessage Crise

A maioria de utilizadores com iPhones foram induzidos em pensar que caso perdessem o sue iPhone, ou caso o mesmo fosse roubado, que com o remote wipe, poderiam descansar pois mais nada iria acontecer. Agora, ficamos a saber que Apple tem um problema a resolver no seu sistema iMessage.

Para algumas pessoas que tiveram a infelicidade do seu iPhone ir cair às mãos erradas, o que seguiu foi algo que nunca imaginaram. Amigos e familiares começaram a receber mensagens ofensivas. Se a solução da Apple parecia tão simples como eficaz, ficaram os utilizadores a saber o contrario.

O problema reside na forma como iMessage regista o utilizador, um processo que nada têm a ver com a operadora nem com o utilizador. Pode efetuar um remote wipe (limpar o telemóvel à distância), alterar o seu utilizador e palavra passe (Apple ID) e comunicar à operadora o roubo. Mas iMessage parece ter uma vida própria.

Mesmo depois do iPhone ser registado por outra pessoa, o aparelho, e a pessoa quem o tem, irá continuar a enviar e receber iMessages como se fosse de si.

Com a ausência de uma explicação por parte da Apple, típico comportamento quando algo corre mal, Jonathan Zdziarski, um especialista em segurança e iOS, o sistema operativo da Apple, sugere que o problema reside no facto que iMessage regista o seu numero de telemóvel nos servidores da Apple, através da informação no SIM. Caso retire o cartão SIM e subsitue por outro, a Apple deverá continuar a ligar o telemóvel à sua conta pois utilizou o UDID do seu telemóvel como identificador.

Este é o primeiro problema identificado com iMessage desde que o mesmo foi lançado em Outubro de 2011 como parte integrante do novo sistema operativo iOS 5.

A solução dada por alguns, e incoerente com a teoria de Zdziarski, é de apagar o seu Apple ID e criar um novo, mas deverá ter em conta que irá perder tudo associado à conta antiga, como por exemplo, música comprada no iTunes.

O que acontece é semelhante ao ter o iMessage configurado no seu iPhone e iPad e depois ter todas as iMessages a serem visionadas no iPad. Algo que para alguns, poderá se tornar num problema em casa, caso esteja a utilizar o iPhone fora de casa enquanto o iPad está em casa, nas mãos de outros.

 

Write a Comment

Comment