in Gestão de Crise, Social Media, YouTube

FedEx Crise

Um dos condutores de uma das maiores empresa de entregas, a FedEx, foi apanhado através de CCTV a atirar uma caixa com um monitor da Samsung. Assumindo que o homem nada tem contra a empresa Samsung, escolheu o local errado para encurtar o tempo de entrega bem como ignorar procedimentos que incluem a recepção e assinatura por parte do cliente.

httpv://www.youtube.com/watch?v=PKUDTPbDhnA

 

FedEx prometeu ontem lançar uma caça ao FedEx reputation killer, que foi visto já por mais de 4 milhões de pessoas, atirar a encomenda por cima da vedação de quem esperar em casa com a porta aberta, impaciente para receber o seu novo brinquedo.

A FedEx reagiu logo mas não avançou à imprensa o que fará ao empregado, somente prometendo à Dirty Harry, “This won’t be his best day”. E é isto que os Americanos gostam – vingança e justiça. Imagino o Tommy Lee Jones da FedEx:

“Your fugitive’s name is unknown: What I want out of everyone of you is a hard-target search, of every gas station, residence, warehouse, farmhouse, henhouse, outhouse and doghouse in that area!”

O utilizador que publicou o vídeo no YouTube, gooble55, escreveu na descrição:

“The sad part is that I was home at the time with the front door wide open. All he would have had to do was ring the bell on the gate…Now I have to return my monitor since it is broken.”

Além da caça ao homem, FedEx teve o bom senso de responder a este vídeo através do mesmo meio, YouTube:

httpv://www.youtube.com/watch?v=4ESU_PcqI38

 

Curioso é que a missão da FedEx, explicado por Matthew Thornton III, é que “I will make every FedEx delivery an experience.” E na realidade o empregado cumpriu – uma experiência que poucos vão esquecer.

O ponto mais importante deste episódio é que as empresas têm que se preparar para o que se chama um “no win situation” – algo que poderá acontecer onde seja o que for que a empresa fizer, ganhar não vai ser um dos resultados. Única coisa que pode é lidar com a situação e seguir em frente.

“Along with many of you, we’ve seen the video showing one of our couriers carelessly and improperly delivering a package the other day. As the leader of our pickup and delivery operations across America, I want you to know that I was upset, embarrassed, and very sorry for our customer’s poor experience. This goes directly against everything we have always taught our people and expect of them. It was just very disappointing.”
Matthew Thornton III
Senior Vice President
US Operations
FedEx Express

 

Write a Comment

Comment