in Social Media

Klout Influência
Klout — oferece gratuitamente aos seus utilizadores uma métrica para analisar a influência nas várias redes sociais. Twitter, Facebook, Linkedin – tem sido alvo de alguma crítica desde o seu início em 2009 não apenas devido ao seu modelo de negócio, bem como pelo seu princípio operacional. Contudo, cada vez mais pessoas começam a utilizar este serviço para medir a sua influência relativamente às outras pessoas.

A análise é executada com os dados retirados das plataformas tais como o Twitter e o Facebook, medindo o tamanho da rede de cada pessoa, o seu conteúdo produzido e a forma como as pessoas interagem com esse mesmo conteúdo.

Os utilizadores que subscrevem o Klout ficam automaticamente ligados com um “Klout Score”.

Este varia de 1 a 100, e os que alcançam um score mais elevado correspondem a uma força da sua influência online.

Hélder Falcão – docente da disciplina de Meios Digitais e Social Media no IPAM comenta

“O Klout tornou-se a métrica de performance nas profissões de cada um e no seu status online. Se para si é importante medir o resultado da sua presença e do seu esforço online, podemos considerar que um score superior a 40 é indicador de boa reputação e um score superior a 70 um utilizador muito relevante na sua rede de contatos.”

Vamos agora validar algumas estratégias de melhorar o Klout Score:

1. Constrói uma rede de contatos. A chave para aumentar o score é idêntica a encontrar o sucesso nas redes sociais: construir uma rede com máxima interação, bem definida na sua área de negócio de pessoas que estão genuinamente interessadas em si e nos seus conteúdos.

2. Criar conteúdos relevantes. Adotar uma estratégia para criar ou agregar conteúdo que a sua rede gosta e partilha com os outros. Envie links o mais possível.

3. Interação. Ativamente interage com os outros de uma forma autêntica, sempre pronto a ajudar. Coloca perguntas, responde a questões e cria um diálogo com os teus seguidores.

4. Não inventes esquemas manhosos… Todos os comportamentos que tentem sair da norma, vão provar-se enganadores. Por exemplo tentar criar conversações com pessoas que têm um score Klout elevado vão provar-se ineficazes. Se te mantiveres focado na tua rede de contatos e na produção de conteúdos de alta qualidade vais ter sucesso.

5. Interage com todas as pessoas. Não tenhas receio de interagir com outros utilizadores Klout que tenham scores baixos. Não vai afetar o teu score. Vai na realidade ajudar a elevar o score dos outros e imediatamente tornar-te uma pessoa mais influente.

6. Publica. Lembra-te de que não precisas de ser uma celebridade para teres o poder. O que necessitas é de publicar conteúdo. Acesso a ferramentas de publicação gratuitas como blogs, vídeos no youtube e micro posts no twitter fornecem aos utilizadores a oportunidade de ter uma voz real, por isso aproveita ao máximo estas plataformas.

7. Mantém a consistência. Ganha entusiasmo com o teu score. É mais importante teres prazer com a experiência de seres um produtor de conteúdo do que estares obcecado com o teu score. Lembra-te que quanto mais consistente fores em publicares conteúdo e interagires com outros utilizadores mais o teu score aumenta, sempre de uma forma orgânica.

Achas que o Score do Klout realmente interessa? Comenta este artigo com as tuas ideias…

Write a Comment

Comment