in Apps, Estudos

Apps iOS

O mais recente estudo da empresa ABIresearch, Mobile Applications Research Service, revela que utilizadores de iPads fizeram um acumulado de 3 biliões de downloads de apps durante o ultimo ano.

O iPhone levou dois anos para conseguir o mesmo e tablets com Android registaram 400 mil em comparação com o iPad. Os resultados demonstram duas claras vantagens do sistema operativo fechado da Apple, o iOS, em comparação com o semi aberto de Google.

A força do ecossistema da Apple faz como que a maioria de developers, aqueles que desenvolvem os apps, tenham uma preferência em programar para o iOS. Adicionar a este fenómeno, a falha continua de Android em ter as versões mais atualizadas nos diferentes tablets, faz com que, quer o developer quer o utilizador, não conseguem usufruir das melhorias continuas de Android.

A fraca adopção de todos os tablets Android também contribuiu para que a Apple continue a dominar o mercado de tablets.

Além de existirem mais apps para o iPad, estes apps são geralmente considerados de maior qualidade comparado com os mesmos fornecidos para Android. No terceiro trimestre de 2011, já existiam 120,000 apps publicados especificamente para o iPad.

Irónico é ver que o marketing de tablets concorrentes do iPad têm focado na sua superioridade de especificações técnicas quando na realidade, em termos de hardware, o iPad 2 ainda oferece um produto superior aos seus concorrentes. Android iniciou-se no mercado premium, tentando concorrer diretamente com o iPad mas pouco a pouco, têm vindo a baixar os seus preços mas nunca assumindo o seu lugar de low end tablet.

De qualquer forma, deveremos ver durante 2012 uma melhoria das tablets com Android ao serem equipadas com o Ice Cream Sandwich, a versão mais recente e completa de Android. Interessante vai ser ver Amazon, que rapidamente dominou o low end das tablets começar a subir em futuras versões, quer em qualidade e funcionalidade, quer em preço.

App downloads para Android já contam uma história diferente. Enquanto Apple está prevista registar 27 biliões de downloads de apps para os iPhones até 2016, Android está previsto atingir os 58 biliões.

O futuro já chegou e estamos no inicio da nova era da web, focado muito nos apps e menos nos browsers, mas nada é certo.

Write a Comment

Comment