in Empreendedorismo

Quirky

Já alguma vez teve uma ideia, tão original, útil e óbvia que não compreendia como é que ninguém ainda o tinha feito? Para quem isto acontece, existe uma plataforma colaborativa que torna essas ideias em produtos e o responsável por tudo isto é o Ben Kaufman.

Quando ainda estava no liceu, Kaufman teve uma ideia “genial” mas também teve muita sorte, apoio e compreensão por parte dos seus pais. Afinal eles pediram um empréstimo com a sua casa como garantia. O produto? Song Sling, um sistema retráctil para auscultadores.

Depois do seu sucesso, Kaufman decidiu dar a outras pessoas um lugar online para fazerem brainstorming às suas ideias bem como suportar o desenvolvimento dos respectivos produtos – Quirky.com.

Quirky desenvolve dois novos produtos para consumo por semana. As ideias para esses produtos vêm de pessoas pelo mundo fora que, sem a existência da equipa Quirky e o seu processo, não conseguiriam fazer com que as suas ideias chegassem ao mercado.

A sua missão é tornar o processo de invenção acessível, permitindo assim que o cidadão comum, com ideias excelentes, consiga executar a sua visão. Quirky ajuda a conceber tudo desde espátulas a trenós de neve, de artigos de moda a aparelhos electrónicos, tudo que tenha uma verdadeira hipótese de vingar.

Mas para cumprir com a sua missão, Kaufman tem se concentrado não só nos produtos e o seu respectivo sucesso como também na divulgação da plataforma. Afinal, o processo tem uma componente central que vive da contribuição da sua comunidade.

Quirky, definido em Inglês como uma peculiaridade de um comportamento, uma idiossincrasia, ajuda produzir produtos que são tudo menos anormais – são produtos sólidos que solucionam problemas verdadeiros do nosso dia-a-dia.

Um exemplo de invenção acessível é o Pivot Power, uma invenção de Jake Zien ainda no liceu. A solução é tão simples como o problema – a dificuldade de colocar diferentes tipos de ficha numa extensão elétrica.  A solução? Simples, criar uma extensão com blocos que giram para conseguir colocar todas as fichas com as suas diferentes e muitas vezes irritantes dimensões.

Em diferentes circunstâncias, um adolescente nunca teria a oportunidade de ver a sua visão tornar-se real, e pelo caminho fazer-lhe milhares de USD – tudo graças ao suporte da comunidade.

A comunidade já tem mais de 70,000 membros, chamados “influencers”, e com 5 anos de existência, já tem um impressionante histórico de sucesso.

Estes influenciadores, uma equipa que inclui a pessoa que teve a ideia inicial, aqueles  em quem votaram no produto, pesquisadores e uns quantos mais, recebem todos uma parte dos 30% do valor de venda, alocados para esse efeito.

Quirky tem uma comunidade com um forte componente social que produz tantos produtos como interessantes histórias que ajudam em muito o marketing e respectivo sucesso.

Com o sucesso inicial de Song Sling, Kaufman conseguiu um investimento de um fundo no valor de $1.5 milhões de USD e acabou por vender a empresa – Mophie. Com a sua atenção e dedicação centrada no Quirky, ele próprio tornou-se um caso de sucesso, conseguindo $6 milhões de USD de investimento para Quirky.

ver original

Quirky Processo

Write a Comment

Comment

Webmentions

  • Já ouviu falar da Quirky? - i9 - Núcleo Estudantil de Inovação Tecnológica

    […] Fonte […]

  • Já ouviu falar do Quirky? | i9 - Núcleo Estudantil de Inovação Tecnológica

    […] Fonte […]

  • Kickstarter Ajudou Angariar $100 Milhões de USD Durante 2011 |

    […] significativos, ou que são meramente exceções à regra, mas depois de reportarmos sobre Quirky, o portal de empreendedorismo e termos apresentado Kickstarter, verificamos que afinal estes […]