in Apps

Infotainment Apps

Uma autêntica revolução de infotainment (informação e entretenimento) está a chegar aos veículos, e sim, existe um app também para isso.

Da mesma forma que apps transformaram o smartphone, e tablets, os ecrãs nas consolas dos veículos são a próxima fronteira. Enquanto existem milhares de apps para descarregar para aparelhos pessoais, os fabricantes de automóveis permitiram apenas, até agora, um pequeno e seleto número, acessível durante a sua condução.

A Ford Motor vai anunciar, nos próximos dias, durante o CES 2012, que vai duplicar o número de apps disponíveis para o seu sync-in-car infotainment sistema.

A Mercedes-Benz e a Kia vão ambos demonstrar os seus primeiros apps através dos seus respetivos sistemas de entretenimento.

Em comparação a outras revoluções, esta começou de forma tímida, com apenas meia dúzia de apps.

Os Condutores podem ativar os controlos do veiculo, para efetuar reservas em restaurantes através do sistema da Toyota – o Entune System. Podem também utilizar o sistema interno de reconhecimento de voz para selecionar música no Ford Sync.

Mas o número de apps está previsto aumentar para as centenas, durante os próximos anos.

Thilo Koslowski, especialista da Gartner, explica que a proliferação de apps tem tudo a ver com a extensão de um lifestyle digital para dentro do veiculo. Para muitos, o veiculo é o derradeiro aparelho móvel.

Uma das principais razões pela a lenta adoção de apps no veiculo prende-se com o aspecto de segurança, ou seja minimizar a distração.

Possíveis apps:

  • – Cupões: receber descontos localizados conforme as suas preferências e onde se encontra geograficamente;
  • – Informação personalizada: a possibilidade de ouvir as notícias que lhe interessam em vez de ter que ouvir um programa predefinido para o mercado geral;
  • – Acesso a calendário, contactos e email: não tanto a questão de receber emails no carro, mas sim conseguir ter acesso a informação de emails tal como um convite com morada que se esqueceu em casa. Com GPS, o processo torna-se simples.

Visteon no CES 2011 reportado aqui no TudoMudou:

httpv://www.youtube.com/watch?v=hsXK_uDaEus

 

Write a Comment

Comment