in Tablets

Mercado De Tablets

Os diferentes fabricantes de tablets estão se a mexer no mercado para agarrarem alguma atenção neste mercado altamente competitivo, e começaram agora com uma estratégia agressiva de baixar preços.

Mas enquanto alguns citam a crise económica e o desastre do Japão de 2011, outros perceberam que a maioria de fabricantes de tablets lançaram prematuramente, reagindo ao sucesso e dominação da Apple.

RIM (Playbook e BlackBerry), Sony (Tablet S), Motorola (Xoom e Xyboard) e HP (Touchpad), todos baixaram os preços na esperança de conseguir recuperar terreno. Mas esta estratégia é errada e veio tarde de mais.

No ano passado no CES 2011, fomos convencidos que 2011 seria o ano dos tablets, alguns fortes concorrentes com o iPad mas a realidade acabou por ser muito diferente.

Somente 4% compraram à Motorola, 5% à Samsung e os restantes foram vendendo aqui e ali. A Apple ficou com 73% do mercado. Qual crise, quais concorrentes com preços mais baixos.

Forrester Research não acredita que a maioria dos fabricantes irão desistir mas também não acredito que tenham percebido o que correu mal.

Uma continuação no decréscimo de preço parece inevitável mas esta pressão para baixar preço não resulta de condições alheias aos fabricantes. É um erro de estratégia pois se continuarem acreditar que conseguem concorrer com o iPad e o seu ecossistema, em vez de assumirem os seus tablets e respectivos ecossistemas como inferiores (low end), o futuro não promete.

Se a Amazon não tivesse lançado o Kindle e Fire, poderiam os restantes fabricantes continuar a iludirem-se. Mas a estratégia acertada de Amazon, acabou por relegar os tablets Android para o low end do mercado, e nenhum deles tem o investimento apropriado a esta nova realidade.

A maioria das tablets foram colocados no mercado ao preço errado. Apple conseguiu e consegue aguentar preços mais altos por causa do valor acrescido do seu ecossistema mas o mercado Android continua ainda desfragmentado e a tablet nova de Google só vem baralhar mais o mercado.

Write a Comment

Comment