in CES12, Health Tech

Star Treck

No seguimento do que já tínhamos anunciado há dois meses atrás, a Qualcomm associou-se à X Prize Foundation para lançar um prémio no valor de $ 10 M para a primeira empresa ou individuo a criar um equipamento de diagnóstico baseado no Tricoder utilizado na série Star Trek – daí a designação Qualcomm Tricoder X Prize – e que está a agitar o mundo da inovação e empresarial.

·    As Tendências em Tecnologia Para 2012

O prémio desafia inventores a construírem um equipamento médico capaz de detetar e quantificar sinais vitais essenciais (pressão sanguínea, ritmo cardíaco e respiratório, temperatura, etc.) assim como um conjunto de 15 doenças em 30 pacientes em 3 dias.

Tem de ser suficientemente leve para um qualquer Dr McCoy transportar facilmente nas suas deslocações (ou explorações) – ou seja, um máximo peso de 2,2kg.

O prémio foi anunciado oficialmente durante o CES 2012 em Las Vegas

De acordo com o Manual Técnico Oficial Star Trek, o Tricoder é um dispositivo de análise via sensores, tratamento e comunicação de dados wirelessTricorder

O Tricorder rapidamente capturou a imaginação de milhões de espectadores desta série de culto quando foi utilizado na primeira temporada em 1966.

Nesta série que se situa no século XXIII, o oficial médico utilizava o Tricorder para diagnosticar o estado de saúde da tripulação (e será que alguns outros seres?) por via de um simples scanning do corpo.

Os organizadores do prémio esperam que o fantástico valor em jogo possa inspirar um qualquer engenheiro contemporâneo a descobrir o “segredo” de funcionamento deste dispositivo imaginário e “tornar ficção científica situada no século XXIII numa realidade já no século XXI” segundo Peter Diamandis, o Presidente da X Prize Foundation, acrescentando “serei provavelmente o primeiro individuo que ficará contente por perder $10 M aqui em Las Vegas”.

Ainda segundo Peter Diamandis “o Tricoder utilizado por Spok e Bones inspira a visão de como serão os cuidados de saúde no futuro”.

Para Peter Diamandis o mero fato do prémio existir pode ajudar a transformar o futuro do segmento Health Tech e o tipo de cuidados de saúde. “Não pensamos que venha a ser uma solução pontual mas sim a rampa de lançamento de toda uma nova indústria de tecnologia médica”.

A tecnologia médica do futuro será wireless, móvel e minimamente ou mesmo não invasiva, acrescentou – facto que temos vindo a relatar no Tudo Mudou.

Pode parecer um conjunto de objetivos demasiado ambiciosos e impossíveis de atingir mas felizmente para aqueles que pretendem conquistar o prémio, uma das características do tricorder do Star Trek não é obrigatória: reproduzir o mesmo som – mas até que era cool, não acham?
CES 2012 Em Direto

 

Write a Comment

Comment