in Empreendedorismo, StartUps

Kickstarter

Continuamos a ouvir que novos modelos de negocio ainda não demonstram resultados significativos, ou que são meramente exceções à regra, mas depois de reportarmos sobre Quirky, o portal de empreendedorismo e termos apresentado Kickstarter, verificamos que afinal estes exemplos já começam a ser significativos no mercado de hoje.

Kickstarter criou uma plataforma que permite unir investidores (a comunidade) com criativos (que necessitam de investimento), e o resultado para 2011 é revelador – $100 milhões de USD prometidos e $84 milhões USD efectivamente investidos.

O mais interessante é que a maioria dos investimentos foram em duas áreas em que se continua a dizer estarem em graves dificuldades – música e filme. Não podemos ignorar que Kickstarter é uma única empresa pois existe ainda IndieGogo e PledgeMusic além de inúmeras outras plataformas.

Novos modelos de negocio emergem quando outros morrem e são os novos startups que maior potencial têm de vingar e moldar o nosso futuro – os Googles, Apples e Amazons de 2011.

Kickstarter.comKickstarter é a maior plataforma de crowdfunding para projetos criativos. A diferença de alguns dos outros é que os criadores dos projetos ficam com 100% do projeto e controlo sobre o mesmo. No Kickstarter, existe um prazo e um valor sendo que caso não se atinja esse valor no prazo dado, o investimento é anulado. O maior caso de sucesso foi o TikTok wristband que conseguiu quase $1 Milhão de USD através de 13,500 investidores no Kickstarter – depois veio a Apple que começou a vende-los dado o facto que seria um acessório que converte o Nano num relógio de pulso.

leia mais:

Write a Comment

Comment